O ano de 2020 não está sendo fácil. Quem ainda não deu uma surtada, é exceção. E se você está se sentindo frustrado com atual conjuntura do país e do mundo devido à pandemia de COVID-19, talvez seja hora de soltar um grito. Pensando nisso, a Islândia está convidando você e todos que queiram extravasar, a gravar o seu grito mais alto para ser transmitido no vasto deserto da nação insular.

“Você passou por muita coisa este ano e parece que você precisa do lugar perfeito para deixar suas frustrações. Em algum lugar grande, vasto e intocado. Parece que você precisa da Islândia”, disse o conselho de turismo do país no Instagram em uma nova campanha de marketing.

+ Islândia recomenda abraçar árvores em vez de pessoas

A campanha, apelidada de “Let It Out” ou “Livrar-se disso”, inspira-se nas teorias dos psicólogos sobre os efeitos de aliviar o estresse de gritar com toda a força. “Grave seu grito e o lançaremos nos belos espaços abertos da Islândia. E quando estiver pronto, solte-o aqui de verdade. Você se sentirá melhor, prometemos.”

Veja o vídeo da campanha:

No site, as pessoas podem gravar a si próprias e também ouvir os gritos de outras pessoas de todo o mundo – o que pode ser uma experiência divertida, ao saber que não é só você que está estressado!

De acordo com um comunicado à imprensa, os caixas de som estão localizadas em sete pontos turísticos na Islândia. As pessoas que participam recebem um vídeo de seu grito quando ele é transmitido de um dos locais impressionantes.

“A vida prolongada em ambientes fechados, a solidão, as teleconferências intermináveis ​​e as perturbações da vida cotidiana, bem como as restrições às viagens entre países, aumentaram o estresse das pessoas”, afirmou o site Iceland. “A campanha tem como objetivo destacar as vantagens da Islândia como destino”.

+ Islândia: os lugares mais deslumbrantes do país que parece ser de outro planeta

Gritar como uma ferramenta terapêutica foi desenvolvido na década de 1970 como uma maneira de liberar emoções reprimidas. “O que não percebemos é que a resposta psicológica ao querer gritar ilumina uma parte do cérebro chamada amígdala. A amígdala é ativada quando estamos sob ameaça, algo que todos experimentamos nos últimos meses”, explica a terapeuta Zoe Aston.

Parte do efeito benéfico dos gritos vem da capacidade de emitir um ruído alto em um espaço amplo, aberto e imperturbável. Isso literalmente permite que a amígdala libere o estresse armazenado lá e avance.

O site para gravar e enviar o seu grito ainda inclui dicas sobre como gritar o seu melhor. Por exemplo: “Imagine um bebê quando chora e grita. O barulho vem do intestino do bebê. É daí que o grito deve surgir. Se ajudar, coloque as mãos na barriga e respire fundo algumas vezes antes de começar. ”

É claro que gritar é apenas um “ponto de partida”, afirma o site. “Se você precisar de apoio à saúde mental, é imperativo que procure ajuda profissional.”