O furto de bicicletas é considerado um problema grave na Bélgica, desencorajando muitas pessoas a trocarem os veículos motorizados pelas magrelas.
No entanto, uma tática para aumentar as chances de capturar os ladrões está sendo implementada em maior escala pela polícia.
Uma nova regra para “bicicletas-isca” entrou em vigor no início deste ano, o que significa que distritos policiais podem usar frequentemente esta tática para rastrear e capturar os meliantes em flagrante.
“Uma bicicleta roubada frustra enormemente as vítimas. Também frustra a polícia, pois é muito difícil prender os ladrões em flagrante”, disse o Ministro da Justiça Paul Van Tigchelt. “Com bicicletas-isca, podemos fazer algo a respeito.”
Cerca de 30 mil roubos e furtos de bicicletas são registrados por ano na Bélgica, o que equivale a cerca de 80 denúncias por dia. Para efeito de comparação, em 2022 foram registrados 3.795 ocorrências de roubos e furtos de bicicletas na cidade de São Paulo, que tem população semelhante à da Bélgica. Mas o número real, tanto lá quanto aqui, é mais elevado, uma vez que nem todas as vítimas registram o crime junto às polícias.
Após investigações, a polícia belga regularmente encontra garagens ou locais cheios de bicicletas roubadas. Uma ferramenta que ajudará no processo são as bikes com rastreador GPS. A polícia é notificada quando a bicicleta é levada e pode seguir a trajetória da bicicleta roubada.
Fonte Aliança Bike