Mestre Bimba criou a capoeira regional
Nesta sexta-feira (23) Google Doodle celebra o aniversário de 119 anos de Manuel dos Reis Machado, conhecido como Mestre Bimba. Ele é o mestre creditado por legitimar a capoeira e fundador da primeira escola do mundo para promovê-la.
-
Da Bahia ao Alasca: a energia indomável do ultracorredor Joilson “Jabá” Ferreira
-
Google busca praticantes de trekking voluntários para mapear trilhas
O capoeirista nascido em Salvador também é conhecido por iniciar um novo estilo desta arte marcial chamada “capoeira regional”.
Em uma época em que a capoeira era considerada ilegal, Bimba abriu em 1932 a primeira escola de capoeira de Salvador, a Academia-escola de Cultura Regional.
Mestre Bimba foi importante na modernização da capoeira a fim de trazer mais adeptos à prática e competir com outras artes marciais que também ganhavam espaço naquele momento, como karatê e judô. Foi daí que surgiu a chamada “capoeira regional”.
Em 1953, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, ficou tão impressionado com o estilo de capoeira de Bimba que o presidente declarou ser um esporte nacional, de acordo com o jornal Correio 24 Horas.
Isso, de acordo com o Google, legitimou a arte marcial e em 2014, quase um século depois da manifestação, a UNESCO, a agência cultural das Nações Unidas.
A ilustração que substitui o logo clássico do Google exibe a performance de capoeiristas em frente ao nome do buscador. O usuário deve clicar sobre o ícone de play para assistir à animação.
A vida do capoeirista foi retratada no documentário “Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada”.