Amy Bockerstette vai se tornar a primeira pessoa com síndrome de Down a competir em um campeonato universitário nacional de golfe nos Estados Unidos. A americana de 22 anos já tinha feito história em 2017, quando foi a primeira pessoa com a deficiência a ganhar uma bolsa esportiva em uma faculdade.
A golfista entrou para a universidade pública de Phoenix’s Paradise Valley em 2018. Na semana que vem, ela vai competir com o seu time no campeonato nacional da National Junior College Athletic Association (NJCAA) em Ormond Beach, na Flórida. A competição acontecerá de 10 a 13 de maio.
Leia mais
+ Jovem de 21 anos é a primeira pessoa com síndrome de Down a concluir um triatlo Ironman
+ Jacaré gigante atravessa campo de golfe da Flórida; veja o vídeo
Amy também ganhou atenção na internet em 2019, quando jogou com Gary Woodland, golfista profissional americano, no Phoenix Open, em Arizona. Ela foi ovacionada pelo público e recebeu elogios de Woodland. “Eu sou abençoado por fazer muitas coisas bacanas no golfe, mas essa foi, de longe, a coisa mais legal que eu já vivi. Ela foi fenomenal”, disse o golfista na época.
A história de Amy
A americana entrou no mundo do golfe através das Olimpíadas Especiais, organização criada em 1968 para proporcionar treinamento e competições esportivas para atletas com deficiência intelectual. Depois, ela se aproximou do colégio Phoenix’s Sandra Day O’Connor no ensino médio.
Amy também nada e joga basquete, basebol e futebol, de acordo com a Associated Press. A jogadora de golfe também já participou do ESPY Awards, premiação da ESPN, e deu um discurso no Congresso Nacional de Síndrome de Down dos EUA em 2019.
“O meu superpoder é a confiança e acreditar em mim mesma. Com o seu superpoder, você pode criar o seu próprio propósito”, disse Amy.