O ciclista suíço Gino Mäder, 26 anos, faleceu nesta sexta-feira (16) após sofrer um grave acidente durante o Tour da Suíça na última quinta (15).
Mäder saiu da estrada e caiu em um desfiladeiro durante a última descida do dia, no km 197 do Albula Pass. O acidente envolveu ainda o norte-americano Magnus Sheffield, que também foi levado ao hospital.
Veja também
+ Tour de France 2023: tudo o que você precisa saber sobre a 110ª edição
+ Bali pode proibir escaladas devido ao mau comportamento de turistas
+ Tattoo no Everest? Sherpa abre estúdio de tatuagem mais alto do mundo
O Tour de Suisse é uma corrida de estrada que é disputada em oito etapas sobre uma distância total de 1339,9 km.
Pouco após a queda, Mäder foi encontrado inconsciente na água e ressuscitado no local pela equipe médica, antes de ser levado de helicóptero para o hospital.
No entanto sua equipe, a Bahrain Victorious, anunciou na manhã desta sexta-feira que o suíço não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.
“É com profunda tristeza e corações pesados que temos que anunciar a partida de Gino Mäder”, escreveu a equipe em comunicado (veja abaixo).
“No dia 16 de junho, após um acidente muito grave durante a quinta etapa do Tour da Suíça, Gino não resistiu aos graves ferimentos que sofreu. Toda a nossa equipe está devastada por este trágico acidente, e nossos pensamentos e orações estão com a família e entes queridos de Gino neste momento incrivelmente difícil. Apesar dos melhores esforços da equipe fenomenal do hospital de Chur, Gino não conseguiu superar esse, seu desafio final e mais difícil, e às 11h30, nos despedimos de uma das luzes brilhantes de nossa equipe. Gino era um atleta extraordinário, um exemplo de determinação, um membro valorizado de nossa equipe e de toda a comunidade ciclística. Seu talento, dedicação e paixão pelo esporte nos inspiraram a todos.”
O diretor de prova do Tour, Olivier Senn, anunciou que a etapa de sexta-feira foi cancelada, com os ciclistas convidados para completar um passeio em grupo de 20 km até a chegada, em memória a Mader.
O britânico Geraint Thomas escreveu no Twitter: “Não consigo acreditar no que estou lendo. Um dia tão triste. Pensamentos com todos que conheciam e amavam Gino.” O ex-campeão mundial Alejandro Valverde escreveu: “Não há palavras. Notícia terrível. Meu apoio e amor a seus colegas, bem como à família e amigos.”
Outro ciclista envolvido no acidente, o norte-americano Magnus Sheffield sofreu uma concussão e contusões na mesma decida e foi tratado em um hospital local, segundo os organizadores.
A rota da etapa foi criticada pelo campeão mundial Remco Evenepoel na noite de quinta-feira. “Embora uma chegada em alta montanha fosse perfeitamente possível, não foi uma boa decisão nos deixar terminar nesta descida perigosa”, escreveu Evenepoel no Twitter. “Como ciclistas, também devemos pensar nos riscos que corremos ao descer uma montanha.”
Mäder ficou em quinto lugar na Volta da Espanha em 2021, vencendo a camisa branca de melhor atleta jovem, e também foi o quinto colocado na Paris-Nice no último mês de março.