Ex-campeão do Tour de France Geraint Thomas anuncia aposentadoria em 2025

Por Jim Cotton, da Velo/Outside USA

Geraint Thomas

Geraint Thomas confirmou nesta segunda-feira (17) que 2025 será sua última temporada no ciclismo profissional e deu algumas pistas intrigantes sobre seus próximos passos.

+ Netflix confirma fim da série do Tour de France após a terceira temporada
+ Ex-campeã mundial de ciclismo Van den Broek-Blaak anuncia aposentadoria ao esperar segundo filho

O ex-campeão do Tour de France explicou à BBC que sentiu que era o momento certo para encerrar sua ilustre carreira.

O galês pretende focar mais na família e até cogita uma participação no popular programa britânico Strictly Come Dancing.

“Este é meu 19º ano como profissional e eu não queria fazer um ano a mais e ser o cara rabugento da equipe”, disse Thomas à BBC.

“Ainda estou curtindo muito, ainda me sinto competitivo, e o último ano foi bom, mas acho que o momento é o certo”, afirmou.

“Com minha família, estou ansioso para voltar a Cardiff. Tem coisas que vou sentir falta – as corridas, estar aqui em Mônaco –, mas vai ser bom estar mais presente e encarar um novo desafio.”

Confirmação oficial após meses de incerteza

O anúncio encerra meses de especulação sobre o futuro de Geraint Thomas, que vinha relutando em confirmar sua aposentadoria.

Ele revelou à BBC que disputará o Tour de France pela última vez este ano, atuando como gregário do líder da classificação geral da Ineos Grenadiers, Carlos Rodríguez.

Aos 39 anos, ele pendurará oficialmente as rodas no Tour da Grã-Bretanha, em setembro, encerrando sua carreira em solo natal.

Um astro olímpico e estrela das grandes voltas

O Tour da Grã-Bretanha marcará o fim de uma trajetória multifacetada.

Geraint Thomas subiu ao pódio do Tour de France em todas as três posições, venceu a E3 Saxo Classic e conquistou títulos olímpicos e mundiais no ciclismo de pista.

“Desde criança, sonhava em correr o Tour e fazer parte das Olimpíadas. Vencer era um sonho também, mas realizar isso foi simplesmente surreal”, afirmou.

No entanto, sua carreira não foi só de glórias. Thomas ganhou fama como um dos ciclistas mais propensos a quedas no pelotão.

Ele completou o Tour de France de 2013 com um quadril quebrado, abandonou o Giro d’Italia após ser derrubado por uma garrafa perdida e sofreu quedas tanto no Giro quanto no Tour em 2017.

“Agora que a decisão é oficial, começo a refletir mais. Quando você está no meio disso, é um ano após o outro, e você não para para apreciar”, disse sobre a aposentadoria.

“Acho que na hora você curte, mas não para pra pensar. Então, esse ano terá um pouco disso.”

Um novo capítulo: dirigente, triatleta Ironman e (talvez) dançarino de TV

Geraint Thomas se aposentará como o veterano da franquia Team Sky/Ineos Grenadiers.

Ele ingressou na equipe em 2010, durante o auge do ciclismo britânico, e nunca saiu.

Testemunhou as eras de Wiggins, Froome e Bernal e, nesta segunda-feira, sugeriu que pode assumir um papel nos bastidores da equipe.

Mas também deixou no ar outras possibilidades intrigantes para o futuro.

Já apresentador do popular podcast GTCC, uma transição para a mídia parece um caminho natural.

Além disso, triatlos Ironman, golfe e tênis estão na lista de desafios que quer enfrentar.

“Ter opções sempre é bom”, disse.

“Preciso de um propósito. Desde os 17 ou 18 anos, sempre estive trabalhando para um objetivo. Não ter nada para trabalhar pode ser bom por um mês, mas depois eu enlouqueceria. Então, definitivamente, vou precisar de metas.”

“Quero fazer um Ironman”, revelou Geraint Thomas. “Só corro duas ou três vezes por ano, então isso vai precisar de algum trabalho! Mas é sobre me desafiar de novas formas.”

E ele não descartou um desafio ainda mais inesperado: uma participação no fenômeno televisivo britânico Strictly Come Dancing.

“Acho que o preparo físico seria a única vantagem que eu teria”, brincou. “Não apostaria em mim mesmo. Meu sogro e minha sogra vivem dizendo ‘por favor, não faça isso, você vai se fazer de bobo’, e isso me dá ainda mais vontade de fazer.”

Geraint Thomas venceu o Tour de France em 2018, aos “veteranos” 32 anos. Mas será que conseguiria dançar um tango ao lado de uma profissional?

Ele não arrisca um palpite.

“Seria o maior desafio da minha vida, com certeza”, afirmou. “Talvez eu tenha o quadril certo para isso.”