Gêiser Giantess de Yellowstone volta à vida depois de 6 anos

Gêiser Giantess
Imagem: National Park Service

O Gêiser Giantess de Yellowstone volta à vida depois de 6 anos. Depois de um longo silêncio que durou mais de seis anos, um gêiser no Parque Nacional de Yellowstone entrou em erupção novamente semana passada. 

>> Siga a Go Outside no Instagram

O parque nacional americano disse que “o gigante acordou” depois de seis anos e meio. É um dos maiores gêisers do parque.

O Gêiser Giantess está localizado no Wyoming e historicamente entrava em erupção de duas a seis vezes por ano, de acordo com o National Park Service (NPS).

Uma filmagem do NPS mostra o gêiser lançando as rajadas de água enquanto os visitantes do parque observavam. De acordo com o NPS, as erupções do Giantess são caracterizadas por serem violentas mas pouco frequentes. 

+ Mulher é ferida em Yellowstone por um bisonte, após reabertura do parque
+ Mulher entra ilegalmente em Yellowstone e cai em gêiser

Uma erupção do gêiser pode fazer até a terra tremer por causa dos vapores explodindo no solo, depois das erupções iniciais. As erupções podem acontecer duas vezes por hora, e continuar por 48 horas. Quando o gêiser entra em erupção, costuma lançar um jato entre entre 30 e 60 metros de altura. 

De acordo com o órgão de pesquisa United States Geological Survey, as erupções eram mais comuns no passado. O intervalo de seis anos foi o mais longo desde os anos 1980, mas no passado já aconteceram dormências similares. A mecânica por trás das pausas e erupções não é clara ainda para os cientistas.