Em Cuiabá, gato com coronavírus é primeiro animal doméstico contaminado no Brasil

Por Redação

gato com coronavírus
Imagem Shutterstock

Em Cuiabá, um gato se tornou o primeiro caso confirmado de um animal doméstico infectado pelo novo coronavírus no Brasil. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da capital mato-grossense. O caso ainda está sendo investigado pela UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) de Cuiabá.

+ Primeiro caso de gato com coronavírus é identificado na Bélgica
+ Estas são as espécies animais que podem ser mais vulneráveis por infecção por coronavírus

Diante do caso, o Cievs (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) da cidade reforçou a importância de pessoas que tenham um diagnóstico positivo para a doença permaneçam isoladas também dos seus animais de estimação. A gestora do Cievs, Moema Blatt, lembrou que, mesmo assintomáticos, os gatos podem manifestar a covid-19, como já aconteceu com animais de outros países.

Segundo o jornal O Globo, o animal infectado é uma gata com poucos meses de vida. A residência tem mais um gato e um cachorro, que estão sendo avaliados por segurança. Houve outros casos de gatos testados e confirmados com o coronavírus pelo mundo, além de contágios entre os grandes felinos do zoológico do Bronx.

Um estudo divulgado em maio pelo New England Journal of Medicine confirmou a suspeita de que o coronavírus é capaz de infectar gatos. A pesquisa também apontou que é provável a contaminação entre os animais, além das infecções provenientes de humanos. Contudo, não há nenhuma evidência científica que indique que os animais possam transmitir o novo coronavírus para seres humanos.