Com apenas 8 anos, o destemido Sam Adventure Baker pode ser tornar a pessoa mais jovem a chegar ao topo do El Capitan, em Yosemite, Califórnia (EUA).
Acompanhado do pai, Joe Baker, Sam treinou por meses para se preparar para o desafio. Ele tentará ainda guiar algumas cordadas na escalada, que será realizada em uma equipe de quatro pessoas.
Veja também
+ Dicas para quem está começando na escalada em rocha
+ Duathlon é novidade do encerramento do Banco Master Rocky Mountain Games
+ 3 novas séries de aventura que estão disponíveis na Netflix
Com “aventura” até no sobrenome, Sam nasceu em uma família de escaladores. “Ele já estava em uma cadeirinha antes mesmo que pudesse andar”, destacou o pai em depoimento à rede de televisão CNN.
A família reside em Colorado Springs e já escalou montanhas em todo o mundo com o objetivo de inspirar mais pais a se aventurarem com seus filhos.
El Capitan
A icônica formação rochosa do Parque Nacional de Yosemite fica a mais de 1.000 metros acima do fundo do vale. É uma subida vertical, exigente até mesmo para os escaladores mais experientes.
Espera-se que jornada de Joe e Sam leve quatro dias. Os escaladores pretendem acampar uma noite no topo do El Capitan e depois descer 13 quilômetros no quinto dia.
Embora chegar ao topo do El Capitan estabelecerá um novo recorde, essa não é a motivação de Sam para tentar a subida. “Estou mais animado para escalar com (meu) pai”, disse o pequeno à CNN.
Outra coisa que Sam está esperando: lasanha.
Suspensos em uma rede de nylon pendurada na rocha, Sam, Joe e seus colegas alpinistas pretendem jantar lasanha que eles cozinham em pequenos pacotes em um fogão a gás.
E como terão sinal de celular por estar tão no alto, o grupo também está planejando uma noite de cinema suspenso na lateral da rocha. A escolha de filme de Sam foi “O Rei Leão”.