Os sócios-fundadores da Eco Flame Garden, Rubens Stuque, 28, e Mateus Ferrareto, 25, foram selecionados para a Forbes Under 30 2022 na categoria Arquitetura, Design e Urbanismo. A dupla fundou a empresa de móveis outdoor e lifestyle em 2020 e, desde então, faturou R$ 40 milhões oferecendo produtos de design próprio em um modelo de negócios inovador. Ao longo desse período, 90% das vendas foram feitas exclusivamente pelas redes sociais.
+ Vans e a skatista brasileira Yndiara Asp lançam coleção exclusiva do Skate Grosso Mid
+ Mauna Kea, a subida de bike mais difícil do mundo
+ Está no ar o filme que conta a vida de Gerry Lopez
É o que o mercado chama de DNVB (do inglês, “Marcas Digitalmente Nativas Verticais”). No caso, a Eco Flame Garden é a primeira do setor de arquitetura e decoração a atuar nesse formato no Brasil. Com isso, a empresa popularizou produtos como tachos (lareiras de chão feitas em ferro fundido), pufes, lareiras de mesa, champanheiras, redes, poltronas, mesas laterais, almofadas, tapetes flutuantes e caminhas para pets.
“Ser selecionado para a Forbes é o reconhecimento de um projeto que começa comigo e o Rubens, mas que só se torna realidade com a ajuda de mais de 60 parceiros diários em todas as fases da empresa, da concepção do design à venda do produto”, diz o arquiteto Mateus Ferrareto. “Não existe Eco Flame Garden sem o esforço e dedicação de cada um deles, e sabemos que com esse time podemos continuar inovando e buscando voos mais altos”.
Hoje, os produtos da Eco Flame Garden decoram casas de celebridades, como Bruno Gagliasso, Giovanna Antonelli, Luan Santana e Ana Hickmann; hotéis de luxo, como a rede Carmel, Fasano Boa Vista, Bendito Cacao Resort & Spa, Six Senses Botanique, Cabana Home e Pousada Villas Taturé; e, em breve, países no exterior, quando a exportação começar em 2023 para Miami e Dubai. Nos planos futuros, os sócios esperam expandir a ainda modesta rede de lojas físicas da marca e investir em revenda com parceiros pelo país.
Ao todo, são mais de 40 variações de produtos das três linhas disponíveis pensadas para decorar jardins, piscinas e outras áreas externas. Todas são pet-friendly, com tecnologia antiviral, antimofo, proteção UV e resistência ao cloro e à água. Cada linha tem uma proposta que une design, lifestyle e sustentabilidade, e o trabalho vem sendo reconhecido por grandes arquitetos e paisagistas, como João Armentano, Paulo e Roberto Jacobsen, Daniel Nunes, Roberto Riscala e Sérgio Bernardes.
“Todos os dias nos inspiramos pelos passos de gigantes da área. São referências de produtos, design, negócios, gestão e trato pessoal que tentamos reproduzir à nossa maneira para os que vierem depois”, explica Rubens Stuque. “Para nós, conquistar esse prêmio é mais um passo para seguir apontando caminhos inovadores para a arquitetura e decoração brasileira”. Segundo Stuque, um desses caminhos é a preocupação socioambiental, repassando parte do faturamento para ONGs e desenvolvendo outras atividades de apoio.
Entre as iniciativas, a Eco Flame Garden atua com o Projeto Tamar, criando uma linha de pufes com enchimento feitos com redes de pesca retiradas do mar; a SP Invisível, distribuindo no inverno 250 kits com toucas, meias e mantas de casais para moradores de rua; a Unesco-Sost Transcriativa, braço de sustentabilidade da instituição, renovando a mobília da base brasileira com 45 produtos; e a Carbon Free, se comprometendo a zerar as emissões de carbono na atmosfera a partir do plantio de árvores e da busca por soluções sustentáveis nas atividades próprias.
Antes da Forbes Under 30, a Eco Flame Garden recebeu prêmios na Equipotel 2022, maior feira de hotelaria da América Latina, e se apresentou em duas edições da Casacor 2022, em Curitiba e Florianópolis.