A França oferecerá um bônus de até 1,5 mil euros (cerca de R$ 9,1 mil na cotação atual) para quem decidir trocar o velho carro poluente por uma bike elétrica.
Leia mais
+ Mochilão: brasileiro viaja de São Paulo ao México de bicicleta
+ Ônibus anfíbio: conheça o motorhome que entra na água
+ O que você deve fazer depois de pedalar na chuva
A iniciativa acontece depois da criação da nova Lei do Clima no país, que reúne diversas medidas para combater o aquecimento global.
“Queremos promover o uso da bike elétrica como alternativa ao veículo particular e promover a evolução para o transporte sustentável, principalmente em território urbano e suas periferias”, diz o governo francês em comunicado.
Em relação à Europa, a Lei do Clima na França também proíbe voos quando se tem a alternativa de pegar um trem com viagens de menos de duas horas e meia.
Por meio desta lei, a França também caracteriza oficialmente o crime de ecocídio, além de proibir aluguel de casas sem isolamento térmico suficiente, a fim de reduzir gastos com aquecedores.
Com essas ações, o governo francês acredita que conseguirá reduzir as emissões de carbono do país em 40% até 2030 com relação aos níveis de 1990, de acordo com o site Exame Invest.