Tédio na quarentena? Não se você for o fotógrafo Fabio Piva. Craque da fotografia outdoor, Piva coordena a equipe de fotografia da ultramaratona Brasil Ride, é fotógrafo da Red Bull e passou boa parte da carreira fazendo fotos incríveis ao ar livre. A perspectiva de ficar em casa sem poder trabalhar seria um pesadelo. Inquieto, ele começou a deixar a criatividade fermentar ideias, mesmo dentro de casa. “Eu queria fazer uma foto da lua, mas minha casa não tem ângulo bom”, conta. O que daria para fazer com brinquedos como Playmobil, cartolina e objetos da casa?
>> Siga a Go Outside no Instagram
Ele teve um estalo. “Eu comprei um abajur de lua na Liberdade que nunca funcionou e resolvi fazer a foto de lua para enganar as pessoas com propriedade. Peguei um aviãozinho de metal do meu filho e a primeira foto foi assim. E postei o making of, para a pessoa perceber que era um brinquedo quando puxasse para a próxima foto”, conta Piva.
Ver essa foto no Instagram
A foto da “lua fake” bombou com milhares de likes, e Piva não parou mais. O fotógrafo começou a recriar fotos com os brinquedos do filho, como a de um carrinho com a réplica do carro do piloto brasileiro Mauricio Gugelmin. Chamou a atenção do marketing da Caloi, que propôs criarem uma mensagem bacana para esse período de quarentena. “Eu já tinha uma ideia na cabeça, e resolvi fazer um filme em stop motion. Eu sempre quis fazer mas nunca tive tempo”, conta Piva. Nada melhor do que durante a quarentena para ter tempo, né?
Ver essa foto no Instagram
Playmobil e criatividade
Ao pedirem autorização da Playmobil, a fabricante de brinquedos amou a ideia e aderiu, mandando material para ajudar na criatividade. “A meu pedido, eles mandaram coisas bem genéricas, para eu poder adaptar. Eu vi que tava dando certo, ativava a memória afetiva das pessoas da nossa idade, comecei a criar os personagens de Playmobil”, conta. Uma das preferidas é a foto do mountain biker Henrique Avancini. “Essa foto da chegada do Mundial é a foto mais importante da carreira dele. Eu fiz a roupinha, coloquei óculos, coloquei patrocinadores, coloquei capacete.”
Para ele, a foto em si é o que dá menos trabalho. “Os retoques e detalhes que dão toda a graça. A roupa do Avancini está suja igual. Na do Felipinho, é exatamente o boné que ele mais usa, a da skatista Leticia Bufoni são exatamente as mesmas tattoos, o skate rosa, o boné.”
+ Eles fizeram um calendário para ajudar você a sobreviver a quarentena
+ “Arco-íris horizontal” é captado em foto em momento perfeito
Na foto do escalador Felipe Camargo, o desafio era achar a textura de rocha sem sair da quarentena no apartamento. A solução foi um ladrilho com a textura. “Além disso, fiquei enchendo o saco dos meus amigos escaladores para ver se os equipamentos estavam certos, para eu não fazer besteira na foto. Enchi de detalhes, tatuagem, cadeirinha, corda.”
Ver essa foto no Instagram
Vieram também alguns desafios, como quando Piva ouviu “duvido você fazer a foto do ET” (sim, ele fez e ficou muito legal!). “Para encaixar os personagens tenho que criar um monte de coisa em casa, para mudar os bonecos. Tenho uns 20 em casa, mas pelo resultado, parece que eu tenho muito mais.”
Diversão garantida, mesmo em casa
O legal é que além de transformar a quarentena em um projeto criativo, até o filho do fotógrafo, de 10 anos, entrou na dança. “Chamei ele para ser meu diretor de cena. Ele tem feito junto comigo, dá opinião, participa de tudo. Estamos nos divertindo muito em casa. Eu estou ocupando meu tempo, meu filho está brincando com o pai, os dois criando, muita coisa acontecendo juntos”, diz Piva. “Brinquei que ia contratar ele e ele está levando super a sério. Não tem como obrigar seu filho a sair de frente da tevê se você não tem nada para oferecer em troca.”
Ele espera que seu projeto incentive mais fotógrafos a pensarem em saídas criativas para a crise – afinal, com quarentena é mais complicado trabalhar. “Não adianta ficar em casa chorando, porque assim nada vai acontecer. Temos que criar algo para dar visibilidade para nosso trabalho”, conta. Ele incentivou um amigo a fazer o mesmo, e os resultados têm sido legais, rendendo até propostas de trabalho. “Todo dia recebo umas cinco ou seis indicações de pessoas fazendo algo algo legal, na linha do meu projeto.”
Agora ele está pensando em personagens femininas para as próximas fotos. “Penso em fazer algo no universo do tênis, quando descobrir como faço a raquete ficar legal. Quem sabe a tenista Serena Williams?” Tem alguma ideia genial? Fala para a gente no redacao@gooutside.com.br que a gente fala pro Piva. Quem sabe sua ideia não vira a próxima foto no Insta dele?