Fotógrafo brasileiro conquista prêmio na maior prova de rally do mundo

Por Redação

Victor Eleutério (à esq.) fatura tradicional concurso de fotografia do Rally Dakar. Foto: Marcelo Machado de Melo.

A 46ª edição do Rally Dakar, a mais longa prova de rally do mundo, elegeu a foto de um brasileiro como a melhor da edição 2024.

O fotógrafo cearense Victor Eleutério levou o prêmio do tradicional concurso Émilie-Poucan, que homenageia uma das responsáveis pela imprensa do evento, falecida em um acidente de avião em 2010.

Veja também
+ A riqueza das Chapadas brasileiras sob o olhar do fotógrafo outdoor Fayson Merege
+ Austríaco Jakob Herrmann quebra recorde mundial de esqui de 24 horas
+ Como os Jogos de Paris 2024 estão impulsionando uma revolução verde na cidade

Victor Eleutério é especialista em eventos de automobilismo. Ele já esteve em várias coberturas do Rally Dakar, Sertões, Fórmula 1, Stock Car e Porsche Cup.

A conquista na categoria “Terrestre” celebra a quarta premiação e o terceiro ano seguido da vitória de profissionais que integram a equipe FOTOP, plataforma especializada em fotografia de eventos.

Em 2019 e 2023, o vencedor foi Marcelo Machado. Já em 2022, Magnus Torquato recebeu a honrosa premiação. Dando sequência, Victor agora celebra também a sua vitória.

rally
Fotografia campeã da categoria “terrestre” Foto: Victor Eleutério.

“Neste ano a premiação foi feita de uma forma diferente, com a pré-seleção das fotos finalistas e depois o voto popular. Quando soube disso senti frio na barriga eterno até a noite do resultado. Esse prêmio é muito importante para todos nós que estamos ali, principalmente por sabermos o altíssimo nível dos profissionais que trabalham no Dakar. Fiquei ainda mais feliz por manter o prêmio no nosso time, que é o único com tal feito”, descata Victor.

André Chaco, CEO da FOTOP, comentou sobre a premiação ter sido, pela quarta vez, de um fotógrafo da empresa. “O prêmio é a coroação de um trabalho incansável para entregar as melhores fotos aos nossos clientes. Não vamos ao Rally focados em buscar o prêmio, mas é muito gratificante ter esse reconhecimento ao final do evento. Mais legal do que receber pela quarta vez o prêmio, é ter três fotógrafos diferentes premiados, mostrando a alta qualidade da nossa equipe”.

O Dakar aconteceu do dia 5 a 19 de janeiro, com rota de 100% em terras sauditas. No total, foram percorridos 7.891 quilômetros, sendo 4.727 destes cronometrados. Para a premiação os fotógrafos precisaram enviar duas imagens para avaliação nas categorias “em terra” e “aérea”.