Fórmula Kite estreia em Paris 2024 com boa performance de brasileiro

Por Redação

Foto: Reprodução / World Sailing.

O brasileiro Bruno Lobo fez sua estreia no último domingo (4) na raia de Marselha com quatro regatas disputadas na Fórmula Kite, a categoria novata da vela nos Jogos Olímpicos.

Com uma boa performance, o atleta maranhense abriu a corrida por medalhas na quarta colocação.

Veja também
+ Brasil termina em 8º na disputa por equipes do triathlon; Alemanha leva o ouro
+ Kristen Faulkner desbanca favoritas e fatura o ouro no ciclismo de estrada
+ Quer assistir à escalada nas Olimpíadas de Paris? Saiba como

Bruno Lobo soma 14 pontos perdidos após tirar 3º, 7º, 10º e 4º nas provas do dia. Um descarte do pior resultado foi aplicado na flotilha, que conta com 20 competidores.

O kite terá ao todo 16 regatas e, após isso, será feito um mata-mata para apontar os vencedores. A liderança é do esloveno Toni Vodisek com 6 pontos perdidos.

Último brasileiro da vela a competir nos Jogos de Paris 2024, Bruno Lobo é o atual bicampeão pan-americano na categoria.

“Agradeço a todos que me apoiaram, especialmente minha família e amigos. Agora, estou focado em representar o Brasil da melhor maneira possível nos Jogos Olímpicos de Paris-2024”, disse o brasileiro, que é médico especializado em ortopedia.

A Fórmula Kite é a classe do kitesurf escolhida pela Federação Internacional de Vela para os Jogos Olímpicos. A competição reúne 20 atletas e contará com 16 regatas classificatórias até quarta-feira (7).

Os 10 melhores avançam para a disputa por medalhas, que ocorre na manhã de quinta-feira (8): os dois primeiros colocados da fase classificatória avançam direto à final, enquanto os kitesurfistas que ficarem entre a 3ª e a 10ª colocação vão para as semifinais na Marina de Marselha.

Já na classe 470 misto, foram disputadas seis regatas e os brasileiros Henrique Haddad e Isabel Swan estão em 13º. Faltam quatro regatas para a medal race e a diferença do barco do Brasil para o da Suíça, que está em décimo, é de apenas 9 pontos.

Ainda no domingo (4), Gabriella Kidd caiu para 27º e faltam mais duas regatas para terminar a fase de classificação do ILCA 6. No ILCA 7, Bruno Fontes fechou o dia em 28º, mas tirou um 6º lugar.

A classe Nacra 17 fez seis provas no total e João Siemsen e Marina Arndt estão na briga pelas finais em 11º.

Resultados dos brasileiros

Posição atual

ILCA 7
Bruno Fontes – 28º lugar

ILCA 6
Gabriella Kidd – 27º lugar

470 misto
Isabel Swan e Henrique Haddad – 13º lugar

NACRA 17 misto
João Bulhões e Marina Arndt – 11º lugar

Fórmula Kite
Bruno Lobo – quarto lugar

Posição final

IQFoil
Mateus Isaac – 16º lugar

49er FX
Martine Grael e Kahena Kunze – oitavo lugar

49er
Marco Grael e Gabriel Simões – 19º lugar