12 formas totalmente naturais de aliviar picadas de insetos

Como aliviar picada de inseto
Foto Shutterstock

O calor é uma delícia – você sabe, sem contar a parte das picadas de insetos. Algo que as torna ainda mais irritantes? Elas são pequenas reações alérgicas provocadas por insetos. Contudo, aliviar picadas não é tão complicado.

>> Siga a Go Outside no Instagram

Sintomas pontuais e leves (sem erupções e sangramentos duradouros) ao redor da picada como dor, coceira e inchaço são característicos de uma reação alérgica localizada. Com isso, um antialérgico em pomada pode ser suficiente, mas nem sempre temos o remédio à disposição em casa.

Algumas substâncias que temos em casa podem ser suficientes para aliviar o incômodo de  picadas leves, localizadas e com coceira.

12 formas naturais de aliviar picadas de insetos

1. Óleo de árvore do chá (ou melaleuca)

Este óleo natural é capaz de aliviar a coceira, dor e inchaço, por ser antiinflamatório. Como ele também é antibacteriano, pode ajudar a prevenir a infecção da picada do inseto (que pode acontecer se você o arranhar a ponto de criar uma ferida aberta!).

2. Mel

Também pelas propriedades antiinflamatórias, o mel pode ser usado para aliviar o desconforto. O único problema é, justamente, deixar sua pele melada.

3. Aliviar picadas: leite e água

Misture partes iguais de leite desnatado e água, mergulhe um pano fino (como um lenço ou uma camiseta velha) na mistura e molhe a pele. Você vai ver que a proteína do leite deixa uma sensação super-suave no local da picada.

4. Suco de limão

Este é pouco recomendado porque o limão pode queimar a pele se exposta ao sol. Contudo, o suco de limão em si dá alívio da coceira e é antibacteriano. Se usar essa dica, fuga do sol e de luz direta!

5. Óleo de lavanda

Colocar algumas gotas de óleo de alfazema na picada dolorosa ou coceira pode ajudar a aliviar a sensação. Como o óleo pode ter uma acidez que incomode a pele, dilua-o com um pouco d’água.

6. Pasta de dente

Este é mais psicológico do que dermatológico, mas se já ajudar você a não ficar coçando, ajuda. Como a maioria dos cremes dentais tem um sabor de hortelã, eles criam uma sensação de resfriamento em sua pele. O cérebro percebe esse sentimento muito mais rápido do que a sensação de coceira. Além disso, a natureza adstringente da pasta de dentes ajuda a reduzir o inchaço.

7. Aliviar picadas: manjericão

As folhas de manjericão contêm substâncias químicas, como a cânfora, que cria uma sensação de frescor, semelhante ao mentol na pasta de dente. Esmague algumas folhas e aplique diretamente nas picadas.

8. Vinagre de maçã

Este é um ótimo remédio caseiro para bloquear a coceira por causa de seus baixos níveis de ácido. Aplique em pontos individuais ou, se tiver muitas picadas, você pode adicionar de duas a três xícaras durante um banho de banheira.

9. Óleo de coco

Ele não só pode aliviar a coceira, mas também pode proteger de qualquer poeira e sujeira que possa irritá-la. O óleo de coco, como a lavanda, também é antibacteriano. Por isso ele pode ajudar a curar a picada, uma vez que protege e acalma.

10. Gelo

Um único cubo de gelo pode contrair os vasos sanguíneos e diminuir a liberação natural de histamina do corpo, reduzindo a coceira.

11. Saquinhos de chá

Saquinhos de chá frios ajudam a reduzir a coceira e o inchaço. Basta fazer um chá e aplicar o saquinho usado na pele, deixando-o esfriar antes. Se for de camomila, melhor ainda, pelas substâncias calmantes.

12. Aliviar picadas: cortisona

Ok, esta é tecnicamente uma compra de farmácia. Contudo, a cortisona é uma substância química que o corpo produz e tem propriedades anti-inflamatórias naturais, o que faz dela um remédio natural. Pequenas quantidades de cortisona suprimiriam a resposta alérgica do corpo para ajudar a parar a coceira e o inchaço.

-Publicidade-