Rocky Spirit bate recorde com seleção de 19 filmes nacionais

Filmes nacionais do Rocky Spirit
Filme Aretha no Everest. Foto: Divulgação

A 14ª edição do Rocky Spirit, maior festival de cinema outdoor do Brasil, será nos dias 31 de agosto e 1° de setembro no Parque Villa-Lobos, em São Paulo. A programação gratuita traz um recorde relevante para a produção nacional. Entre os 55 documentários selecionados, 19 são produções nacionais, o maior número desde o início do evento, em 2011.

+ 14 filmes de ciclismo para assistir no Rocky Spirit
+ Rocky Spirit leva cinema, música e esporte gratuitos e a céu aberto para SP
+ 8 filmes estrangeiros que estamos doidos para assistir no Rocky Spirit

O Rocky Spirit apresenta alguns dos melhores documentários lançados nos festivais internacionais Mountainfilm 2024 e Reel Rock Tour. Por isso, a seleção de um maior número de filmes brasileiros comprova a qualidade da produção nacional, uma vez que só entram no festival os melhores, independentemente do local de origem. Para dimensionar o volume, mais de 300 docs foram avaliados.

Os filmes brasileiros da edição 2024 do Rocky Spirit são: Alternativas, Antártica: Ilhas Barros, Aretha no Everest, Bonito por Natureza, Chamado da Natureza, Despertar, Everesting Doc, Gauna, Huáscaran, Kalungueiro Guerreiro, Maya e a Montanha, Medos e Mitos, Meu Nome é João Chianca, Presence, Que Haja Vento, Relevos, Silêncio da Formação, This Is Not For You, Yin & Yang.

“Nós bebemos na fonte Mountainfilm, um festival de filmes outdoor que existe desde 1979 em Telluride, no Colorado, nos Estados Unidos, e também no Reel Rock Tour, mas fazemos questão de valorizar as produções brasileiras. Neste ano, serão 19 filmes nacionais, reforçando a evolução da qualidade nacional de produção de filmes com a temática do Rocky Spirit”, pontua Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.

Para saber mais sobre o festival e conferir a lista completa dos documentários, basta acessar o site oficial do evento.

Alta definição de imagem e som – Os documentários serão exibidos em um telão de alta definição de 150 m2. Com qualidade de imagem e som garantidas, o público só precisa chegar, estender a toalha no gramado e ou se acomodar nas cadeiras “de praia” e curtir uma experiência única na cidade de São Paulo.

Além do cinema ao ar livre – O Rocky Spirit é cinema outdoor e muito mais. Durante a tarde, a partir das 13h, o gramado do parque é ocupado por oficinas e clínicas gratuitas para toda a família, incluindo aula de yoga e oficina para ensinar as crianças a pedalar sem rodinhas, no qual a criança vai com a própria bike (lembrando que capacete é obrigatório). No fim de tarde, às 17h30, é a vez dos shows musicais. Após o happy hour, ao cair da noite, por volta das 19h, começa a exibição dos filmes. São cerca de duas horas, além da participação de diretores e protagonistas dos documentários. Importante salientar que a programação é diferente em cada dia.

Confira destaques brasileiros da programação:

5 filmes brasileiros para assistir no Rocky Spirit 2024

1. Aretha no Everest
A montanha mais alta do mundo atrai anualmente centenas de alpinistas de todo o mundo. A grande maioria, homens brancos com condições financeiras para pagar cerca de R$ 400 mil pela empreitada. Aretha Duarte, nascida em um bairro pobre de Campinas, torna-se em 2021 a primeira mulher negra latina a alcançar o cume. Para conseguir pagar pela viagem, ela coletou recicláveis. Sua jornada ajuda a conscientizar sua comunidade e ganha as redes sociais, transformando a montanhista em inspiração.

2. Bonito por Natureza
Jordana Agapito é uma “free climber”, como costuma dizer. Após feitos únicos na escalada latino-americana, ela busca mais um: ser a primeira mulher a conquistar o boulder Bonito Por Natureza, de graduação V12, localizado na mítica Cocalzinho de Goiás. Na jornada, ela reflete sobre o papel da escalada em sua vida.

3. Despertar
Diagnosticado com Parkinson aos 38 anos, Rodrigo Mendes começou a se envolver em atividades físicas inicialmente sob orientação médica. A partir daí, um novo horizonte se abriu, e ele descobriu o montanhismo como uma fonte de energia e felicidade que o levou para cumes como o Kilimanjaro e o Aconcágua.

4. Everesting Doc
Everesting é um desafio que transforma uma simples subida em uma conquista monumental: escolha uma elevação em qualquer lugar do mundo e repita o segmento até atingir a altitude do Everest – 8.848 metros. Em Belo Horizonte (MG), um grupo de ciclistas abraçou essa missão nas encostas da icônica Serra do Curral.

5. Medos e Mitos
O filme conta a saga de quatro anos de Igor Vilar, especialista em ressolas de sapatilhas de escalada e grande fã de Alexandre Portela e Sergio Tartari, lendas da escalada no Brasil. A dupla conquistou percursos de altíssimo nível de dificuldade, entre eles o paredão vertical Medos e Mitos, nas Torres de Bonsucesso (RJ), em 1987. Igor decide repetir o feito dos ídolos.

6. Yin & Yang
No deserto de Utah, cenário icônico do Red Bull Rampage, Lua de Oliveira e outras mulheres cavam e pedalam juntas, destacando a colaboração, intuição e equilíbrio — qualidades yin essenciais para atingir o flow. No topo de um cânion, representando a união de yin e yang, Lua se prepara para uma descida épica, mergulhando em experiências profundas.

Festival virtual

O Rocky Spirit também conta com uma versão online. Entre 2 e 15 de setembro, é possível ver e rever os filmes do festival no conforto de casa, incluindo ainda muitos filmes que não foram exibidos no parque e são exclusivos do streaming.

O Rocky Spirit 2024 tem patrocínio de BYD e Combustíveis Gulf, apoio de Fjällhäven Brasil, mídias oficiais Go Outside e Hardcore, parceria Mountain Film e realização Rocky Mountain Sports Content.

Serviço
São Paulo – Parque Villa-Lobos
Data: 31 de agosto a 1 de setembro
Horário: das 13h às 22h
A partir das 13h – Oficinas
17h30 – Atrações Musicais
19h- Filmes
Entrada gratuita