Fernanda Maciel encarou 128 km, em montanhas com 7.500 m de desnível, e acumulou pontos para o circuito mundial da modalidade
Por Redação Foto: The North Face/Jose Miguel Muñoz
A ultramaratonista mineira Fernanda Maciel, detentora de recordes mundiais, começou o ano com o pé direito e conquistou o terceiro lugar do pódio feminino da Transgrancanaria, uma das provas mais importantes da temporada.
A etapa que a atleta disputou teve início na última sexta-feira (22) e aconteceu nas Ilhas Canárias, na Espanha. Fernanda competiu com participantes do mundo inteiro e percorreu 128km em terreno técnico e pedregoso de 7.500 m de desnível.
“Muito feliz com minha prova. Torci o pé alguns dias antes da competição, mas com a ajuda de dois médicos, eu me recuperei. Corri muito bem nas subidas, com algumas dificuldades nas descidas técnicas, mas consegui com alegria chegar ao Top 3”, comemora a atleta.
- Fernanda Maciel completa travessia na Serra dos Órgãos em 3h 41 e ainda escala o Dedo de Deus
- Nascidas para correr: as heroínas da corrida em trilha
A mineira concluiu a prova em 17h03min, com velocidade média de 7,54km/h, finalizando a competição com uma diferença de 41 minutos da primeira colocada, a polonesa Magdalena Lakzac, e 28 minutos da americana Kaytlyn Gerbin, que alcançou o segundo lugar do pódio.
A Transgrancanaria é a única ultramaratona que oferece o mesmo sistema de pontuação que a Ultra Trail du Mont Blanc e foi a primeira prova do ano que a atleta disputou, alcançando ótimos resultados e assim acumulando pontos para se manter na disputa do Circuito Mundial de Ultra 2019.
Agora, Fernanda pretende seguir sua temporada na Espanha para correr uma maratona em Tenerife junto com grandes nomes da elite, e posteriormente planeja ir à Rússia para subir e descer correndo o Elbrus, montanha mais alta da Europa.
Após finalizar esses planos, a mineira continuará se dedicando aos treinos para atravessar França, Itália e Suíça em agosto, no Ultra Trail du Mont Blanc, com trajeto total de 170km.