Felipe Camargo disputa evento em parede de 220 metros na Suíça

Por Redação

Visual do Red Bull Dual Ascent na famosa represa Verzasca. Foto: Divulgação.

Escalada nas Olimpíadas? Incrível, sem dúvida — mas nada se compara à adrenalina de escalar uma imensa represa na Suíça. Para os apaixonados pelo esporte, o Red Bull Dual Ascent oferece um cenário espetacular e uma dose de desafio única.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Red Bull Dual Ascent vai reunir alguns dos melhores escaladores do mundo para um evento que tem como cenário a represa Verzasca, com 220 metros de altura e uma via impressionante de 180 metros.

Veja também
+ Elas correram a Maratona de Chicago sem treinar: ‘uma das piores dores que já senti’
+ Promessa do esqui italiano morre após acidente em treino
+ As imagens do lendário navio de Ernest Shackleton captadas em 3D

A competição “multi-pitch”, feita com várias enfiadas com proteções fixas, acontecerá entre os dias 30 de outubro a 2 de novembro e terá transmissão ao vivo pela Red Bull TV no último dia de disputa.

Este ano, 10 duplas mistas de escaladores, incluindo o brasileiro Felipe Camargo, além de campeões olímpicos e mundiais, que competirão em rotas paralelas de 180 metros.

Muitos escaladores de alto calibre estão escalados. Entre eles o campeão olímpico Alberto Ginés Lopez, da Espanha, a austríaca Jessica Pilz e Jakob Schubert, e a suíça Petra Klingler.

A norte-americana Michaela Kiersch fará dupla com o brasileiro Felipe Camargo, enquanto os campeões do ano passado, os irmãos Jernej e Julija Kruder, da Eslovênia, também prometem brigar pelo pódio.

Realizada na icônica Represa Verzasca, famosa por aparecer no filme de James Bond, GoldenEye — a rota varia entre as dificuldades 6c e 8b no sistema francês. Em outras palavras: é difícil.

Na primeira edição, em outubro de 2022, foram 16 escaladores divididos em duplas. Alberto Ginés López, da Espanha, e Luka Potočar, da Eslovênia, foram coroados campeões depois de derrotarem o campeão esloveno Domen Škofic e o ex-campeão mundial de boulder Jernej Kruder em uma final emocionante.

No ano passado, a disputa final teve Jenya Kazbekova (Ucrânia) e seu companheiro, Alberto Ginés López (Espanha), em uma competição acirrada contra Jernej e Julija Kruder (Eslovênia), com a dupla de irmãos conquistando o primeiro lugar.

O que é escalada multi-pitch?

A escalada multi-pitch é feita com várias enfiadas com proteções fixas. Participam equipes de duas ou mais pessoas. Um atleta “lidera a escalada”, da mesma forma que numa via esportiva, assumindo o risco de escalar acima dos parafusos que o pegariam se ele caísse, enquanto o outro membro da equipe faz a segurança. Na sequência, os participantes trocam de função. A rota multi-pitch mais lendária do mundo é provavelmente a “The Nose”, no El Capitan, do Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos.