Fazer yoga regularmente pode aliviar o estresse do trabalho, diz estudo

Por Redação

yoga estresse
Imagem: Shutterstock

Se você já faz yoga como um crosstraining para aumentar sua amplitude de movimento e flexibilidade, parabéns! Mas se você ainda não investe nesta prática, tem mais um motivo para te convencer. Uma nova revisão de pesquisa no Journal of Occupational Health descobriu que a yoga também pode aliviar o estresse relacionado ao trabalho.

+ Por que a yoga combate o envelhecimento

+ 6 posturas de yoga para reduzir a ansiedade

Os pesquisadores revisaram 15 estudos que envolveram um total de 688 profissionais de saúde. Essa população é considerada particularmente vulnerável ao estresse agora devido à pandemia COVID-19 e precisa de alguma intervenção que possa oferecer mais descanso físico e mental. Estudos avaliaram os efeitos da yoga, massagem terapêutica, relaxamento muscular progressivo e alongamento no estresse.

Eles descobriram que apenas a massagem terapêutica e a yoga foram eficazes, sendo a última o melhor método. Isso é provável porque o uso de trabalho de respiração profunda em uma prática de yoga parece ter um efeito importante na modulação do sistema nervoso autônomo (que regula as funções corporais, como a frequência cardíaca e respiratória), concluíram os pesquisadores. Isso traz reduções na frequência cardíaca e na pressão arterial, bem como uma queda no cortisol, o hormônio associado à resposta ao estresse.

Outro estudo recente, publicado na Frontiers in Psychiatry, sugere que a yoga também pode aliviar o estresse resultante de restrições à pandemia. Nessa pesquisa, que analisou cerca de 13.000 participantes divididos em um grupo de controle que não praticava yoga e um que fazia yoga regularmente, os pesquisadores descobriram que os do grupo de controle eram mais propensos a comer alimentos não saudáveis, dormir pouco e usar substâncias para aliviar o estresse.

Em um contraste significativo, o grupo de yoga apresentou níveis mais baixos de ansiedade e medo, dormiu melhor, se alimentou de maneira mais saudável e relatou mais atividade física e resistência.

A conexão entre esses hábitos e uma função imunológica mais forte deve ser destacada. Os estudos, vistos em conjunto, mostram o papel que uma prática como a yoga pode fornecer como forma de lidar com uma pandemia. Imunidade, sono, exercícios e alívio do estresse afetam uns aos outros, e empregar uma prática que melhora tudo isso pode ser poderoso na manutenção da saúde.

Uma observação importante é que, para colher essas vantagens, a prática de yoga deve ser consistente. Incluir algumas sessões por semana já traz os benefícios. Há diversas aulas disponíveis no Youtube e em aplicativos, muitos deles até gratuitos.