Em algum momento da vida, todos nós já nos perguntamos: fazer cocô emagrece? Essa é uma pergunta justa. Um número 2 agradável e produtivo (acho que você sabe do que estou falando sem que eu descreva) pode fazer você se sentir mais leve, mais magro e mais confortável em suas roupas. Ficar “preso” (também conhecido como constipado), faz você sentir o oposto. Mas essa sensação de ficar mais leve depois de cocô significa resultados reais?
Até pode ser real – mas não completamente. Na verdade, dependendo do tamanho e da regularidade, as fezes podem variar de 450g a 1,8kg. É provável que esteja no limite superior, se você não faz cocô há alguns dias.
“Quase dois quilos?”
Se é isso que você está pensando e já se animou, eu entendo… Isso não é uma quantia pequena se você está lutando para perder peso. Mas você deve se lembrar que as fezes são compostas de algumas coisas bem pesadas. Especificamente, por cerca de 75% de água, de acordo com a UMass Memorial Healthcare, com o restante sendo composto por bactérias, mucosas, células mortas e, bem, comida né?
Dito isto, você tem que pensar de uma maneira mais geral. No final, 1,8kg não são uma quantidade significativa de peso no final do dia, pois o número na balança oscila constantemente para cima e para baixo, de acordo com os movimentos intestinais. Em outras palavras, quando você estiver cheio, seu peso aumentará um pouco e depois que você se aliviar, ele cairá.
De qualquer forma, fazer cocô emagrece? Até que sim, mas não afetará seu peso de maneira gigantesca, mesmo que pareça que depois de defecar você tenha perdido uns 5 kg. Essa sensação incrível é mais sobre o inchaço do que a perda real de massa corporal.
Fazer cocô emagrece? Perda de peso versus redução de inchaço
Inchaço é aquela sensação desconfortável que ocorre quando seu sistema digestivo retém ar ou gás dentro dele. Mesmo que seu estômago pareça maior quando você está inchado, o inchaço não significa necessariamente que você ganhou peso real (em termos de massa corporal).
Eliminar fezes pode reduzir o inchaço e ajudá-lo a se encaixar mais confortavelmente em suas roupas, para que você se sinta menor em geral. Mas não é como se depois de defecar, você deveria estar dizendo: ‘Este é meu novo peso!’
Se você está tentando controlar a perda de peso, o melhor é se pesar em horários semelhantes pela manhã, sem roupas, para evitar que seu cocô (ou a falta dele) engane a balança. Se você precisar ir ao banheiro, vá em frente, pois isso diminui um pouco a balança. Mas se você não precisar defecar, não sente no banheiro tentando ir para pesar menos. Não haverá uma diferença substancial.
Fazer cocô emagrece? O que afeta minha capacidade de defecar?
Embora a conexão direta entre cocô e perda de peso seja mínima, há um aspecto dessa ligação que você pode usar em seu benefício: comer uma dieta rica em fibras faz com que você não apenas seja mais regular, mas também pode ajudá-lo a perder peso.
Como assim? Armazenar fibra suficiente durante o dia ajuda a empurrar os alimentos pelo sistema para evitar a constipação antes dela começar. Na verdade, estimula o trato gastrointestinal para promover o movimento. Além disso, uma dieta rica em fibras pode ajudar a afastar certos tipos de câncer, especialmente o do cólon, e a regular o açúcar no sangue e reduzir o colesterol, mostram estudos.
E quando se trata do seu peso, a fibra o preenche como poucos nutrientes podem. A fibra é encontrada em três coisas: frutas, vegetais e grãos integrais. Se você está se certificando de estar incorporando fibra a cada refeição e lanche, você também está se certificando de que está comendo um desses alimentos fabulosos que promovem a perda de peso e um estilo de vida saudável. Além disso, você provavelmente está removendo outras coisas que não são tão boas [da sua dieta].
Mas cuidado para não exagerar
Segundo a Universidade Duke, consumir regularmente mais de 70 gramas de fibra pode levar a inchaço, gases, diarreia, cãibras e diminuição do apetite. Comer muita fibra também pode limitar a absorção de nutrientes e até causar bloqueios intestinais (isso é uma coisa bastante séria).
Para obter uma quantidade saudável de fibras todos os dias, tente tomar uma xícara de um alimento rico em fibras como parte do café da manhã, como uma xícara de frutas com iogurte grego (é rico em probióticos, que promovem bactérias saudáveis para ajudar a mover as coisas). Você também deve comer dois punhados de vegetais no almoço e no jantar para manter seu sistema digestivo – e seu peso – o mais regular possível.
Ah, e não se esqueça de todas as outras coisas que você faz o dia todo que afetam a frequência com que você evacua (a fibra é apenas uma peça do quebra-cabeça!).
Algumas atitudes que te deixam com o intestino preso:
- Não beber água suficiente
- Não gerenciar seus níveis de estresse
- Alterar sua programação ou viajar com frequência (oi, constipação de férias)
- Sofrer alterações hormonais (como TPM, no caso das mulheres)
- Tomar certos medicamentos de venda livre ou de prescrição
- Mudar sua dieta ou ingestão calórica
- Não praticar atividade física regular
- Certamente, o inverso de todos esses fatores também é verdadeiro; alguns medicamentos podem fazer com que você faça cocô com mais frequência, assim como seus níveis gerais de atividade / hidratação / cafeína. É tudo uma questão de equilíbrio.
Fazer cocô emagrece? Como faço para encontrar o meu “normal”?
Se você espera um número exato de evacuações consideradas “saudáveis” ou “normais”, vai ficar desapontado. Não existe um número, porque o intervalo normal varia de pessoa para pessoa. Em qualquer lugar, de três vezes ao dia a uma vez a cada três dias, geralmente é considerado saudável. Portanto, desde que você caia em algum lugar nesse espectro (e não tenha nada doloroso ou fora do comum), você está saudável.
Agora, se você estiver sentindo algo doloroso ou fora do comum, entre em contato com seu médico. Dependendo do problema, ele ou ela pode encaminhá-la a um gastroenterologista. De acordo com a Penn Medicine, ter os seguintes sintomas por um período prolongado (ou seja, mais de alguns dias) justifica uma ligação ou visita:
- Fezes consistentemente fora da cor (como fezes pálidas, vermelhas ou pretas) ou alterações de cor não relacionadas a novos hábitos alimentares
- Mudanças repentinas na frequência dos movimentos intestinais
- Fezes ensanguentadas
- Dor abdominal intensa ao evacuar
- Fezes que flutuam (o que pode ser um sinal de infecção)
- Fezes com cheiro incomum ou especialmente odorífero
É importante saber que uma desaceleração nos seus hábitos regulares de banheiro pode fazer você sentir que ganhou muito peso, mas esse não é realmente o caso. Uma combinação de inchaço e desconforto – juntamente com alguns quilos extras de fezes – pode fazer a situação parecer mais terrível do que realmente é.
Quando finalmente sair, você se sentirá mais leve que o ar… mas ainda pesará só um pouco menos do que antes. Portanto, se a perda de peso é o seu objetivo, você precisa pensar fora do banheiro.