Quem adere à lente de contato em vez dos óculos costuma ter muitas dúvidas sobre quando se pode ou não usar as lentes, inclusive durante a prática de atividade física. A doutora Liane Sanz Iglesias, especialista em refrativa e diretora médica da Visclin Oftalmologia, esclareceu alguns pontos sobre o assunto.
+ Esses óculos prometem visão de super herói. Veja fotos
+ Treinar três vezes por semana é suficiente para ter resultados?
+ Vacina covid: pode treinar depois de tomar o medicamento?
+ Como evitar e cuidar de insolação?
+ 8 coisas que você precisa saber sobre água com limão
A médica explica que é possível sim usar lente de contato praticando atividade física, inclusive em esportes na água. No entanto, ela destaca que precisa haver uma escolha das lentes mais adequadas para a necessidade de cada um e para o esporte/treino praticado.
“Em caso de esportes em água ou fora dela, uma boa dica é sempre usar lentes de descarte diário, que são mais baratas e não têm problema se cair, perder ou estragar”, indica.
Liane Sanz ainda diz que existem muitos benefícios em usar a lente de contato durante os exercícios. “A vantagem de usar as lentes de contato para praticar esportes é que o campo visual não fica limitado”, diz. “Também não existem riscos de levar uma bolada no rosto, por exemplo, e o óculos quebrar, podendo ferir a pessoa. Outro benefício é a praticidade e, principalmente, poder enxergar, afinal, tiramos os óculos quando vamos correr ou mergulhar.”
Mas cuidado: a médica lembra que a exposição das lentes de contato à água pode aumentar o risco de infecção no olho, o que, em casos extremos, poderia levar até à perda da visão. “Então, se as lentes entrarem em contato com a água enquanto estiver na piscina, descarte-as e substitua por um novo par”, alerta Liane Sanz.