Quem são os favoritos para conquistar o título do Mundial de Gravel da UCI

Por Redação

gravel
Mundial de Gravel acontece em Flandres, na Bélgica, lugar sagrado para o ciclismo. Foto: Divulgação / UCI.

Promovido pela UCI (União Ciclística Internacional), o Gravel World Championships acontece neste final de semana (5 e 6), em Flandres, na Bélgica.

A terceira edição do evento promete provas rápidas e duelos acirrados entre estrelas do ciclismo mundial como Mathieu van der Poel, Pauline Ferrand Prévot, Lotte Kopecky e Matej Mohorič.

Veja também
+ Ciclovias e ciclofaixas crescem 7,3% nas capitais brasileiras
+ Pesquisa inédita mapeia o cenário do trail run feminino no Brasil
+ Os prós e contras de investir em um super tênis

Após dois anos na Itália, o ‘Gravel Worlds’ se muda para uma das regiões mais sagradas do ciclismo: Flandres. As corridas começam em Halle e terminam em Leuven, levando os ciclistas através das florestas do Parque Nacional Brabantse Wouden.

Diferente de outros campeonatos mundiais de ciclismo, o Gravel Worlds inclui tanto corridas de elite quanto amadoras. Os ciclistas se qualificam para participar do evento ao ficarem entre os melhores de suas categorias em qualquer uma das 25 etapas da Trek UCI Gravel World Series.

No ano passado, Matej Mohorič, da Eslovênia, e Kasia Niewiadoma, da Polônia, conquistaram as camisas arco-íris, enquanto os primeiros títulos foram vencidos em 2022 por Pauline Ferrand Prévot, da França, e Gianni Vermeersch, da Bélgica.

Mohorič planeja defender seu título durante a corrida masculina de elite no dia 6 de outubro, enquanto Ferrand Prévot também confirmou recentemente sua participação.

Rotas

No sábado, 5 de outubro, as mulheres de elite, todos os grupos etários femininos e os homens com mais de 50 anos correrão em um percurso de 134 quilômetros que começa em Halle e inclui uma volta no circuito de chegada em Leuven.

No domingo, os homens de elite e os grupos etários masculinos de 19 a 49 anos correrão 181 quilômetros, que inclui uma volta adicional no circuito de Leuven. A corrida masculina inclui cerca de 1.149m de altimetria.

Já as mulheres de elite enfrentarão 135 quilômetros com uma volta local e dois trechos pelo centro da cidade de Leuven no sábado.

O percurso é composto por cerca de 60% de estradas não pavimentadas e 40% de estradas pavimentadas.

Lista de favoritos
Kasia Niewiadoma no topo do Mundial de Gravel em 2023. Foto: Divulgação.

Desde sua estreia em 2022, o Campeonato Mundial de Gravel da UCI atraiu uma longa lista de ciclistas notáveis, muitos do WorldTour. Em 2024 não será diferente, com um campo particularmente forte competindo pelo título.

Dois favoritos foram confirmados na prova recentemente — o holandês Mathieu van der Poel, assim como Pauline Ferrand Prévot, da França. Quinze vezes campeã mundial em cinco disciplinas diferentes de ciclismo, Prévot correrá o Gravel Worlds antes de voltar seu foco totalmente para a estrada.

Embora a atual campeã mundial e vencedora do Tour de France de 2024 Kasia Niewiadoma tenha confirmado que não competirá, há pelo menos uma dúzia de outras mulheres que podem conquistar o título mundial de gravel este ano.

A equipe dos Países Baixos está trazendo uma equipe particularmente forte, com Marianne Vos, Fem van Empel, Lucinda Brand, Femke Markus e Lorena Wiebes como fortes concorrentes.

A campeã mundial de XCO Puck Pieterse também é uma atleta a ser observada, já que a jovem de 22 anos adoraria adicionar mais uma camisa arco-íris ao seu guarda-roupa. Demi Vollering ainda está como uma possível participação na corrida.

Na corrida masculina, todos os olhos estarão em Mohorič para ver se ele pode se tornar o primeiro bicampeão mundial de gravel. No entanto, o percurso belga é bem diferente do percurso que o esloveno venceu no ano passado na Itália, e agora ele terá uma forte competição de Van Der Poel, que foi o terceiro no Gravel Worlds do ano passado.

A Bélgica colocará todos os ciclistas à prova com uma enorme equipe, que inclui o campeão europeu de gravel Jasper Stuyven, o campeão belga de gravel e ex-campeão mundial de gravel da UCI Gianni Vermeersch, o campeão europeu de estrada Tim Merlier, o campeão europeu de ciclocross Michael Vanthourenhout e o campeão belga de ciclocross Eli Iserbyt.

Outros ciclistas a serem observados incluem ex-ciclistas de estrada que se tornaram especialistas em gravel, como Petr Vakoc (República Tcheca), Nathan Haas (Austrália) e Paul Voss, da Alemanha. Brennan Wertz, o campeão nacional dos EUA, também espera ter uma boa participação na Bélgica.