Família de cinco pessoas viajou para 48 países
O casal Behan e Jamie Gifford e seus filhos, com idades entre 4, 6 e 9 anos, embarcaram em 21 de agosto de 2008 de Puget Sound, em Washington, EUA, com o objetivo de navegar ao redor do mundo.
Desde então, a família viajou para 48 países, acumulando 58.000 milhas e gastando cerca de US$ 300.000.
-
Família com 6 crianças está prestes a completar a Trilha dos Apalaches
-
A família em que todos voam de parapente
-
Conheça os anfitriões do Airbnb mais legais do mundo
A família tinha uma vida “perfeita” antes de embarcar em sua jornada. “Tínhamos empregos com altos salários, renda dupla”, disse Jamie à SWNS. Behan trabalhava em uma agência de publicidade digital e Jamie vendia equipamentos médicos.
Em 2002, quando Behan deu à luz o segundo filho do casal, a mãe de Jaime faleceu poucas semanas depois. “Foi difícil ver esses marcos da vida acontecendo juntos”, disse Behan. A mãe de Jamie tinha vontade de viajar, e a sua morte fez com que os Giffords repensassem seus próprios planos.
Anos depois, em 2008, depois de um longo planejamento, a família embarcou em seu barco, “Totem”, e não olhou para trás.
Seus três filhos, Niall, agora com 19 anos, Mairen, com 16 anos, e Siobhan, com 14 anos, foram “criados em barcos” desde que partiram.
O pai e os filhos no México:
“As crianças não têm celulares, então não há Snapchat ou Instagram, mas passam tempo relaxando ou explorando”, disse Behan à SWNS.
A rotina no barco é bem parecida com as tarefas diárias em terra, mas demoram mais. A família lava a roupa sem uma máquina de lavar, e quando vão ao mercado, compram o que conseguem carregar até o barco.
“É um modo de vida tão louco e diferente do lado de fora”, disse Behan. “Por um lado, nós desistimos de tanta coisa para fazer isso, mas temos zero arrependimento.”
Os custos da mudança
A família tem financiado sua viagem com suas economias, bem como o dinheiro que arrecadaram ao longo de 18 meses, enquanto viviam em seus barcos e com trabalhos que fizeram na Austrália, informou a SWNS.
O casal também é freelancer e aluga sua casa em Washington para ganhar dinheiro extra.
No geral, a família de cinco pessoas economizou mais dinheiro viajando para o exterior do que permanecendo em terra. Embora tenham gasto cerca de US $ 300 mil, o casal informou que o custo médio de vida com uma família de cinco pessoas em Seattle, Washington, é de US $ 122 mil por ano.
As crianças em um dia de eclipse em 2010:
Os Giffords estão nos EUA para a temporada de verão, mas estarão de volta a bordo do Totem em outubro, quando viajarão para o México por um ano e meio com Mairen e Siobhan. Niall, no entanto, estará cursando a faculdade em Portland, onde estudará francês e economia.
“Tivemos a mais maravilhosa oportunidade de experimentar o mundo com nossos filhos”, afirmou Behan. A família mantém o blog SailingTotem onde relatam mais sobre a experiência.