Experiente alpinista Denis Urubko sofre congelamento no Himalaia

Por Redação

Urubko
Gasherbrum I, no Paquistão. Foto: Reprodução / The Gripped.

O experiente alpinista russo-polonês Denis Urubko, de 50 anos, sobreviveu a uma queda em uma fenda, mas sofreu congelamento grave nas mãos e dedos durante tentativa de escalada ao Gasherbrum I, no Himalaia.

As informações foram publicadas na revista Desnivel. Em 2009, Urubko se tornou a 15ª pessoa a escalar todos os 14 picos de mais de 8.000 metros, e foi o oitavo escalador a atingir o feito sem o uso de oxigênio suplementar.

Veja também
+ A curiosa história da jaqueta mais clássica da Patagonia
+ Acidente de heli-ski mata três esquiadores na Colúmbia Britânica, Canadá
+ Turismo de massa: Japão vai restringir o número de montanhistas no Monte Fuji

De acordo com a publicação, a queda de Urubko aconteceu a cerca de 5.500 metros durante uma ascensão invernal ao Gasherbrum I, montanha localizada no Paquistão.

Após ser ajudado a sair da fenda, ele e sua equipe foram obrigados a passar um tempo em um acampamento no alto da montanha antes de descerem ao acampamento base.

A Desnivel compartilhou uma foto da mão congelada de Urubko em sua página do Instagram. Em 22 de janeiro, Urubko relatou que havia retornado ao acampamento base após alcançar 5.400 metros.

Urubko, que tem 25 ascensões a picos de 8.000 metros sem oxigênio suplementar, está agora fazendo uma caminhada de vários dias de volta a Skardu em busca de atendimento médico.

Com informações de The Gripped.