Mergulhadores encontraram um túnel subaquático que liga a caverna de Son Doong a outra, conhecida como Hang Thung

Por Redação

Uma recente expedição no Vietnã, dentro da maior caverna do mundo, Son Doong, mostrou que ela é muito maior do que se pensava anteriormente.

No mês passado, um trio de mergulhadores britânicos – os mesmos mergulhadores que ajudaram no resgate do time de futebol preso na Tailândia em 2018 – se aventurou no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh, na região central do Vietnã, para explorar os cursos de água da caverna.

Durante o mergulho eles descobriram um novo túnel subaquático que conecta Son Doong (que significa “caverna do rio da montanha”) com outra enorme caverna chamada Hang Thung.

Son Doong atualmente tem mais de 9 quilômetros de comprimento, com cavidade de 200 metros de altura e 175 metros de largura, tamanho equivalente a um prédio de 40 andares. Embora possam existir outras cavernas maiores na Terra, Son Doong é a maior já explorada pelo ser humano, com um volume total de 38,5 milhões de metros cúbicos de água. Além disso, quando estiver oficialmente ligado à Thung Cave, adicionará um volume adicional de 1,6 milhões de metros cúbicos.

+ Mergulhador sobrevive após quase ser engolido por baleia; veja o vídeo
+ Três maneiras maneiras de adaptar o corpo a situações extremas

Durante a expedição, os mergulhadores conseguiram atingir uma profundidade de cerca de 78 metros enquanto mergulhavam com cilindro de oxigênio.

“Quando os mergulhadores chegaram a 78 metros, eles percorreram a profundidade abaixo usando uma corda e um peso de chumbo. Por isso, acreditam que o ramo atinge uma profundidade de 120 metros e continua por cerca de 1 quilômetro”, explica Howard Limbert, assessor técnico da empresa de turismo de aventura Oxali, à CNN Travel.

A equipe não esperava que os túneis fossem tão profundos, porque as outras cavernas na área são bastante rasas.

Os mergulhadores planejam voltar a Son Doong em abril novamente no próximo ano. Esta é a melhor época do ano para mergulhar, porque os níveis de água são relativamente baixos e a visibilidade é melhor do que o normal – embora ainda seja apenas de um a dois metros.

“Ninguém jamais pôs os pés dentro de Son Doong até 2009… E esta última descoberta mostra que ainda há muitas coisas para descobrir neste planeta. É realmente emocionante”, disse Limbert.

Aberto aos turistas em 2013, a caverna de três milhões de anos é facilmente um dos lugares mais bonitos da Terra. Para explorar, os viajantes devem reservar uma excursão guiada através de Oxalis, a única empresa licenciada para levar turistas à caverna Son Doong.