Na última semana, três trilheiros experientes partiram de Formosa (GO), no entorno do Distrito Federal, para realizar em 18 dias a trilha de longo curso Caminho dos Veadeiros, na Chapada dos Veadeiros, que possui 525 km.
A rota integra a Rede Trilhas, uma iniciativa premiada internacionalmente, que é resultado do trabalho conjunto entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o ICMBio, o Ministério do Turismo e voluntários.
Veja também
+ Como subir o Monte Roraima? O dia a dia de um dos trekkings mais fantásticos do Brasil
+ Great Himalayan Trail: Manoel Morgado encara trekking desafiador no Nepal
+ Cientistas afirmam que neve no Everest é bem mais profunda do que se acreditava
A expedição-piloto vai fornecer informações para a concretização da trilha, que atualmente já está 30% implementada e poderá ser percorrida a pé ou de bicicleta.
A iniciativa é importante para o eixo do ecoturismo na região. De acordo com o analista ambiental Samuel Schwaida, ela permite um maior entendimento da dinâmica da trilha pela coordenação do projeto e pelas comunidades abrangidas.
Mateus Matos, Guilhermy Maso e Márcio Nascimento são os voluntários que têm ampla experiência com trilhas e decidiram encarar o desafio. Diariamente, o avanço é registrado pelo rastreador Spot, que permite que eles enviem verificações de segurança e permite que as coordenadas do percurso sejam gravadas.
Nos próximos dias, eles vão desenvolver atividades diversas necessárias para a implementação da trilha, entre elas: identificar trechos que precisam de abertura ou limpeza, se a distância entre os pontos de apoio já identificados está adequada e os pontos de abastecimento de água.
A programação inicia no município de Formosa, passará por Planaltina, Água Fria de Goiás, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás e finaliza em Cavalcante – todas cidades do estado de Goiás.
Com relação ao caminho por áreas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, está prevista a passagem pela Cachoeira do Sertão Zen e pela travessia São Jorge-Capela. Serão conectadas trilhas, estradinhas e estradas, que acompanham a dinâmica do relevo da região e as peculiaridades das paisagens.
O analista ambiental Samuel Schwaida explica a importância da iniciativa: “Nosso propósito é mobilizar a sociedade para a conservação do Cerrado a partir do desenvolvimento e consolidação do ecoturismo ao longo do Caminho dos Veadeiros”.
O Caminho dos Veadeiros está alinhado com os objetivos da Rede Trilhas de promover lazer e recreação em contato com a natureza, geração de empregos e renda e conservação da natureza. Desde 2022, também conta com o apoio do Projeto Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção (GEF Pró-Espécies).
Para acompanhar diariamente as atualizações dos trilheiros, é possível acessar a localização pelo rastreador aqui.