Exercício intenso pode aumentar em anos a expectativa de vida

Por Redação

exercício intenso
Imagem Shutterstock

Ok, como sempre lembramos aqui, bastam poucos minutos de exercício para mudar totalmente sua saúde e qualidade de vida. Mas você pode ter ainda mais benefícios – como anos a mais de vida – se incluir na rotina algumas doses de exercício intenso, de acordo com um estudo recente no JAMA Internal Medicine.

Leia também:
+ Fazer apenas 12 minutos de atividade física por dia pode melhorar sua saúde
+ O efeito de 30 minutos de atividade física para quem fica muito tempo sentado

Os pesquisadores analisaram um estudo de coorte que incluiu mais de 403.000 adultos do National Health Interview Survey, realizado de 1997 a 2013, e selecionaram dados sobre atividade física relatada por eles mesmos.

Em geral, aqueles que tiveram uma proporção maior de exercício intenso em relação à quantidade total de exercícios apresentaram menor risco de morte precoce por todas as causas. Isso significa que eles tinham maior probabilidade de viver mais do que aqueles que não faziam exercícios mais intensos em suas rotinas. E qual a medida ideal? Segundo o estudo, ao que parece, 150 minutos de atividade vigorosa por semana parecem dar as maiores vantagens em termos de saúde.

Há algumas ressalvas no estudo. Os participantes não mediram a intensidade do exercício, e sim relataram sua percepção de esforço. Isso pode distorcer os resultados em algum grau, já que as pessoas tendem a superestimar a intensidade de seus esforços de exercício. Como os participantes não usavam monitores de frequência cardíaca ou rastreadores de atividade, por exemplo, então não se sabe o quão duro seus treinos realmente foram.

A outra limitação é que “vigoroso” foi definido vagamente. No estudo, isso foi classificado como “pelo menos 10 minutos que causam sudorese intensa ou grandes aumentos na respiração ou na frequência cardíaca”. A atividade vigorosa simplesmente produz uma melhora maior do que a atividade moderada em áreas como aptidão cardiorrespiratória e capacidade funcional, assim como melhora maior no consumo de oxigênio, na pressão arterial e na composição corporal.

Todas essas vantagens podem levar a uma menor prevalência de doenças crônicas que podem aumentar o risco de mortalidade precoce.

Isso significa que você precisa ir ao máximo o tempo todo e abandonar os exercícios aeróbicos estáveis, como andar de bicicleta? De forma alguma. Mas colocar alguns sprints no pedal, tiros na corrida e subidas no trekking só vai te trazer benefícios. Adicionar algumas sessões de HIIT por semana funciona perfeitamente também.