Levar oxigênio a músculos que estão trabalhando é a coisa mais natural do mundo e ajuda no desempenho de todas as atividades do dia a dia e na corrida. Quando a quantia de oxigênio nos músculos é baixa, passamos pela fadiga. Mas com o treino certo, você pode melhorar seu desempenho a cada respiração. Veja abaixo como fazer um exercício de respiração eficaz:
Leia Mais
+ Quando a falta de ar é um sintoma de Covid-19?
+ Máscaras para esporte: veja os 4 melhores modelos
Exercício para respiração diafragmática
Pratique os exercícios propostos pela fisioterapeuta esportiva Jehan Yehia diariamente, em repouso. Só assim a técnica poderá ser transferida à corrida.
Inspiração profunda
Coloque a mão na base das costelas e inspire profundamente, expandindo as costelas inferiores e o abdômen.
Você deve sentir a base das suas costelas e o abdômen expandindo, e não a parte em cima do peito.
Sentindo a lombar
Deite-se de costas, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Projete então a região lombar para cima, arqueando-a. Em seguida, faça o movimento contrário até tocar o chão.
Depois procure uma posição neutra entre essas duas posições. Mantendo essa forma, inspire profundamente 3 vezes, sentindo as costelas inferiores e o abdômen se expandirem.
Depois “descanse” com 3 respirações normais. Repita, desta vez prendendo o ar por 2 segundos antes de expirar.
Ajuda tecnológica
O método mais acessível para trabalhar a musculatura envolvida na inspiração é com o auxílio de um aparelhinho como o Power Breathe. Já disponível no Brasil, ele tem uma válvula que oferece resistência quando inalamos. Vale à pena testar!
Respiração na corrida
+ Devo me preocupar com a respiração para correr?
+7 dicas para respirar melhor na corrida