EUA: Idaho quer matar mais de 1.000 lobos; cientistas rebatem

Por Redação

EUA: Idaho quer matar mais de 1.000 lobos; cientistas rebatem
Imagem: Vincent van Zalinge/Unsplash

O estado norte-americano de Idaho aprovou uma lei que permite o Estado a expandir métodos para matar lobos selvagens. A determinação criou um conflito entre conservacionistas, caçadores e o setor agrícola em oposição aos cientistas da região.

Os defensores da nova medida dizem que reduzir a população de lobos no estado é importante para evitar os ataques desses mamíferos a gados, ovelhas e outros animais. A ideia é diminuir a quantidade de lobos de 1.500 para 150, segundo o The Guardian.

Alguns criadores de animais do estado disseram que os lobos já os levaram a um prejuízo de centenas de milhares de dólares devido aos ataques. “Temos áreas do estado onde os lobos estão tendo um impacto prejudicial real sobre nossa vida selvagem”, disse o líder da maioria na Câmara, Mike Moyle, um dos patrocinadores do projeto.

Leia mais

+ EUA: Grand Canyon procura voluntários para matar bisões

+ Nova Zelândia caça animais fofinhos para salvar espécies nativas

Para o massacre da população de lobos no estado, Idaho que permitir métodos que incluem equipamentos de visão noturna e caça em veículos para neve, quadrículos e helicópteros.

Já a comunidade científica está pedindo ao governo Biden que restaure as proteções legais dos lobos, dizendo que a decisão de mudar a legislação foi prematura. Eles também argumentam está sendo permitido que muitos animais sejam mortos, já que a nova legislação levaria ao extermínio de cerca de 90% dos lobos do estado.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA removeu os lobos da lista de espécies ameaçadas de extinção para a maior parte do país em janeiro, nos últimos dias do governo Trump. Assim que Joe Biden assumiu o cargo, o novo presidente norte-americano ordenou que a medida fosse revisada, de acordo com o Independent.

Os estados de Idaho, Montana e Wyoming tornaram a caça legal há alguns anos, depois da suspensão de proteções federais.

Histórico dos lobos nos Estados Unidos

Uma campanha patrocinada pelo governo já fez com que os lobos fossem quase eliminados nos Estados Unidos antes, na década de 1930. Apenas uma pequena população permaneceu no norte, em direção à fronteira com o Canadá. Desde então, o número desses mamíferos cresceu para aproximadamente 6.400 lobos, ainda segundo o Independent.

O Serviço de Pesca e Vida Selvagem afirma que não é necessário que os lobos estejam em todos os lugares em que já habitaram para que a espécie seja considerada recuperada.

Os estados de Montana e Wisconsin também querem reduzir a população de lobos em seus territórios. Montana propôs uma legislação semelhante a de Idaho.  Wisconsin realizou uma caçada em fevereiro que exterminou 216 lobos, embora uma cota de apenas 119 tivesse sido definida para matar. Outra caçada está planejada para o final do ano.

De acordo com o Independent, questões jurídicas para restaurar as proteções dos lobos estarão em trâmite com o governo de Idaho em breve.