A Etiópia marcou um recorde incrivelmente benéfico para o meio ambiente. Em apenas um dia, cidadãos do país plantaram 353 milhões de árvores, superando uma meta de 200 milhões de árvores. O recorde anterior para um único país era de 66 milhões, na Índia.
A ação #GreenLegacy é parte de uma campanha do governo. Segundo a BBC, o projeto é uma das medidas do primeiro ministro Abiy Ahmed para compensar os efeitos do desmatamento no país e reduzir os danos causados pela seca.
#GreenLegacy is a vision for the next generation. It is creating a blueprint for them and showing them the way. #GreenEthiopia #HealthyEthiopia ?? pic.twitter.com/TFudQhiAKc
— Amir Aman, MD (@amirabiy) 29 de julho de 2019
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cobertura florestal na Etiópia no início do século 20 era de 35% – no começo dos anos 2000, caiu para 4%.
+ 4 destinos surpreendentes e fora do comum na África
+ Estudantes das Filipinas precisam plantar 10 árvores se quiserem se formar
Essa perda contribuiu para a erosão e a desertificação, tornou as secas e inundações mais extremas e degradando habitat natural. O desmatamento contribuiu para a horrenda fome dos anos 80.
Espera-se que a ampla participação no programa de plantação dê aos etíopes um propósito comum. O governo estabeleceu uma meta de semear um total de quatro bilhões de plantas nativas nesta temporada e afirma que já atingiu mais da metade dessa meta.