Entenda o que estresse e ansiedade fazem ao seu corpo e por quê você sente dores de cabeça

Dr. Brian Cole é um cirurgião ortopédico de renome nos Estados Unidos e médico de medicina esportiva que apresenta o programa de rádio Sports Medicine Weekly. Ele também é fonte da Outside USA e responde perguntas de leitores.


Percebi que, quando estou estressado, sinto dores de cabeça. Quando está muito forte, sinto aperto no peito e me sinto cansado – nem nove horas de sono são suficientes. O que a ansiedade e o estresse fazem com o meu corpo e por quê?

O estresse tem sido identificado como um gatilho para as dores de cabeça semelhantes à pressão que você descreve, bem como para as enxaquecas. Pessoas que sofrem de fortes dores de cabeça ou enxaqueca têm três vezes mais chances de relatar ansiedade do que aquelas sem dores de cabeça. Apesar dessa associação, a razão exata pela qual o estresse cria dores de cabeça ainda não está clara. Uma teoria é que o tensão muscular no pescoço e na cabeça, que pode aumentar reflexivamente com o estresse, resulta em dores de cabeça.

+ Por que você deve se preocupar com os músculos da língua
+ Por que o suco de beterraba é um grande aliado dos esportistas

Além de dores de cabeça, o estresse e a ansiedade podem desencadear uma série de sintomas, incluindo aperto e fadiga no peito, dor abdominal, indigestão, tontura e náusea. O motivo pelo qual obtemos esses sintomas é complicado, mas a teoria é que eles se originam em uma parte do cérebro chamada amígdala cerebelosa, que coordena nossa resposta de luta ou fuga. Uma vez ativada, a amígdala inicia uma reação em cadeia no cérebro: diz ao hipotálamo para liberar algo chamado hormônio liberador de corticotropina (CRH), que então aciona a glândula pituitária para liberar o hormônio adrenocorticotrópico (ACTH).

O ACTH entra na corrente sanguínea, onde estimula as glândulas supra-renais a liberar nosso hormônio do estresse, o cortisol. O cortisol produz efeitos diretos em todo o corpo que, acredita-se, desempenham um papel significativo nos sintomas que você descreve.