A estação de trem de Canfranc, na Espanha, se transformará em um hotel cinco estrelas após ser abandonada por séculos e ganhar o apelido de “Titanic das montanhas”. A estação internacional localizada nos Pireneus espanhóis foi fechada há 51 anos e teve muitas histórias de guerra, ganhando fama de ter má sorte.
O hotel terá 104 quartos, utilizando a estrutura da estação que tem 365 janelas e uma plataforma de 200 metros. O projeto está sendo feito pelos arquitetos Joaquín Magrazó e Fernando Used, em conjunto com o governo de Aragão e a rede hoteleira Barceló. O custo orçado é de € 27 milhões (cerca de R$ 166 milhões), segundo informações do Guardian.
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A fachada de Canfranc será preservada, mas uma nova estação está sendo construída atrás da existente para acesso ao hotel. O complexo incluirá um centro de conferências com 200 lugares, um museu ferroviário, lojas e um refúgio de peregrinos, já que o local está em uma das rotas para Santiago de Compostela.
A expectativa é que as obras de transformação da estação de trem abandonada em hotel sejam concluídas no final de 2022.
Canfranc começou a ser construída em 1853 como um plano ambicioso da Espanha, explicou Alfonso Marco — autor de El Canfranc, historia de un tren de leyenda, livro sobre a estação — ao Guardian.
Depois que os nazistas ocuparam a França na Segunda Guerra Mundial, o regime espanhol de Franco usou Canfranc para trocar tungstênio, elemento essencial na produção de tanques, por ouro nazista.
“Como um ponto de passagem internacional, Canfranc era mais discreto e muito menos visível do que os outros”, diz Marco.
A estação era usada por espiões de todos os lados da guerra, e acredita-se que vários judeus também escaparam da perseguição na França pela Canfranc.
O autor não é fã do apelido “Titanic das montanhas” que a estação recebeu, mas admite que, assim como o navio, Canfranc pode ser vista como uma metáfora para a ambição fracassada e que teve muito azar.
Alguns episódios marcaram a falta de sorte do local. A estação tinha acabado de ser inaugurada quando o crash financeiro de 1929 aconteceu. Dois anos depois, enfrentou um incêndio. Canfranc também sofreu com a Guerra Civil Espanhola a Segunda Guerra seguidamente.
Em 1970, um descarrilamento danificou uma ponte, proporcionando uma desculpa para abandonar a estação. Marco diz que Canfranc se tornou “um mausoléu ferroviário involuntário de enorme valor de patrimônio e sentimental… parte de uma história que não pode ser ignorada e que merece ser conhecida e valorizada.”