Esquiadores causam avalanche e homem é soterrado, mas sobrevive

Por Jake Stern, da Outside USA

Quandary Peak, montanha onde a avalanche aconteceu no Colorado
Quandary Peak, montanha onde a avalanche aconteceu, no Colorado (EUA). Foto: Shutterstock

Um esquiador foi arrastado por mais de 300 metros no Quandary Peak, montanha de 4.350 metros no Colorado (EUA), quando outro grupo provocou uma avalanche acima dele, violando os protocolos da região remota

+ Alex Honnold leva famoso apresentador dos EUA para escalar
+ Japonês quebra recorde com salto de esqui de 291 metros, mas Federação não reconhece

Tudo estava indo conforme o planejado para Trevor Carlson no lado norte da Montanha Quandary, no estado norte-americano do Colorado, até que um grupo de esquiadores desceu acima de Carlson e seu grupo de amigos no domingo, 21 de abril, desencadeando uma avalanche que soterrou um membro de seu grupo.

À medida que mais e mais esquiadores adentram a região remota, os riscos de eles esquiarem no mesmo terreno estão aumentando. Em terrenos complexos nas altas montanhas, esses riscos se acumulam e, se não forem adequadamente mitigados, podem levar a desastres.

Carlson espera que sua história sirva como um lembrete de como estar ciente e em consideração com os outros na região remota. Se você estiver esquiando em um terreno amplo e avistar um grupo abaixo de você, aqui está o protocolo adequado: Pare e dê ao outro grupo tempo para sair completamente da linha. Desça um de cada vez, mantendo seus parceiros à vista o tempo todo. Ao lançar uma linha mais longa, encontre ilhas de segurança fora do caminho do perigo acima.

O resgate está a muitas horas de distância nas altas montanhas – sempre esquie dentro de sua habilidade e leve o equipamento e conhecimento para se evacuar por conta própria. Se você causar uma avalanche que envolva outro grupo, sempre pare para ajudar nos esforços de resgate.

O editor digital da Outside USA, Jake Stern, conversou com Carlson em 27 de abril. O parceiro de Carlson, que foi soterrado, pediu para não ser identificado. Confira o relato:

“Recebi uma mensagem de texto no sábado de um amigo em Denver perguntando sobre esquiar a Garganta Norte na Quandary no dia seguinte. Ele veio dirigindo e outro da nossa equipe de esqui que mora em Breckenridge nos encontrou no ponto de partida às 7:00 da manhã. Eu dirigi de Eagle, onde moro, e passei a noite anterior em meu caminhão.

Durante a noite e pela manhã, comecei a ver vários grupos chegando. Lembro-me de sair do meu caminhão de manhã e ver muitas pessoas lá. Nosso grupo de quatro pessoas saiu do ponto de partida cedo, sabendo que tínhamos cerca de 900 metros de altitude para subir. A Quandary é uma subida bem direta – você apenas sobe a crista. É muito popular.

Tínhamos nossa rota planejada em nossos celulares. Anteriormente, tínhamos lido informações que sugeriam que o topo da Garganta Norte estava realmente varrido pelo vento e que talvez não conseguíssemos realmente esquiá-lo desde o topo. Então tínhamos um plano alternativo para descer pela crista e entrar na linha pela direita.

Fizemos um tempo muito bom – acho que chegamos ao cume em umas duas horas e meia. Estávamos acelerados. Sabíamos que estava lotado, e queríamos chegar lá em cima antes de mais alguém.

Estávamos lá em cima, brincando sobre como os Pop Tarts têm muitos nutrientes, nos divertindo. O tempo estava ótimo, mas ventoso. Achamos que o vento estava retirando a neve da garganta. Outro grupo chegou ao cume depois de nós e nos ouviu falando sobre esquiar a Garganta Norte. Eles disseram: “Ah, nós também vamos fazer isso”.

Mas estávamos lá primeiro, passamos por vários grupos e definitivamente chegamos antes desse grupo. Transicionamos rapidamente e começamos a descer. Quando chegamos ao topo da garganta, vimos muito mais neve acumulada do que imaginávamos. Nossos alarmes dispararam – achamos que a linha poderia estar um pouco carregada.

Fui o primeiro a chegar à entrada, e realmente não me senti confortável em abordar pelo lado direito dos esquiadores porque essa entrada exigiria descer em rochas geladas. Então entrei por cima, descendo a primeira parte, que estava muito gelada.

Depois esquiei até uma ilha de segurança na borda da garganta e deixei o resto do meu grupo se juntar a mim. Dividimos a linha em seções e descemos um de cada vez porque começamos a perceber que a garganta estava realmente carregada de neve pelo vento e parecia haver um risco real de uma avalanche de camada de vento.

Meu amigo que foi pego no deslizamento desceu mais uma parte curta e meio que se afastou para o lado direito dos esquiadores, pensando que estava fora da exposição de cima. Neste ponto, não tenho certeza exatamente de quão longe descemos pela garganta, mas acho que fizemos, eu diria, cerca de um terço. Foi quando vi outro grupo começar a descer. Enquanto continuava olhando para cima, vi mais dois. Era fácil ver que havia espaço mais que suficiente para eles pararem e esperarem com segurança até terminarmos a linha. Mas então começaram a descer todos de uma vez.

Foi quando o terceiro esquiador desencadeou uma camada de neve do vento talvez 15 metros acima de mim. (Nota do editor: Todos os números de Carlson aqui são aproximados, lembrados da memória durante um momento estressante.) Lembro-me de que quase aconteceu em câmera lenta. Eu vi essa camada de neve do vento, que tinha talvez um metro de altura, passar por mim. Se propagou instantaneamente, varrendo sob as rochas abaixo de mim como uma onda. Dividiu a neve na garganta em dois e derrubou um dos meus parceiros dos esquis.

Estávamos todos com rádios sintonizados no mesmo canal. Eu imediatamente peguei o rádio e gritei “Deslizamento, deslizamento, deslizamento, deslizamento!” Imediatamente procurei meus outros dois parceiros de esqui que estavam em uma zona segura mais abaixo na garganta, e eles estavam bem.

Olhando para o nosso parceiro que foi pego, lembro-me de ver os pés dele voarem para o alto e pensar: “Isso está realmente acontecendo.” Estou esquiando nas montanhas do Colorado há quatro anos e levo a análise da neve muito a sério. Tive mentores, li, assisti a relatórios, fiz meus cursos e consegui mitigar o risco por meio da análise do manto de neve por um bom tempo. Até este ponto, nunca tive que pegar meu transceptor e colocá-lo no modo de busca.

Meu parceiro de esqui e eu, que ainda estávamos acima dos destroços, não conseguíamos ver mais nosso amigo porque o deslizamento o tirou da nossa vista. Eu não o vi esquiando por cima enquanto assistia ao acontecimento. Meus alarmes internos estão realmente disparando.

Enviamos imediatamente um membro do meu grupo para ver se ele conseguia avistar nosso parceiro desaparecido na base, enquanto os outros dois de nós começamos uma busca mais lenta a partir de cima. Quando estávamos aproximadamente na metade do caminho entre o ponto de gatilho e a base, ouvimos nosso amigo surgir no rádio. “Estou vivo. Estou vivo”, ele disse.

Respondi pelo rádio e perguntei se alguém do grupo que provocou a avalanche também foi pego, mas, ao descer, vi todos eles muito longe, na saída da linha, se preparando para sair.

Quando chegamos ao nosso amigo, ele não estava com os esquis. Ele tinha perdido um bastão, óculos de sol foram embora, neve por toda parte – ele estava muito atordoado. Passamos por nossos procedimentos de primeiro socorro. Eu disse: “Ei, mexa seus dedos, você sabe, mexa os dedos dos pés. Precisamos ter certeza de que você não tem nenhum osso quebrado que não perceba. Você consegue respirar fundo algumas vezes?”

Quando encontramos seu equipamento, verificamos se os esquis dele estavam funcionando. No final do dia, ele estava bem. Dolorido e abalado, mas sem ferimentos.

Na trilha de volta, alcançamos o grupo que provocou a avalanche. Perguntei ao esquiador que quebrou a placa: “Vocês têm ideia do que fizeram?”

Mas eles nos ignoraram, e senti que não entenderam a gravidade da situação.

Pensei, vocês estão brincando. Isso poderia ter sido terrível. Mesmo uma situação de resgate tão distante daqui seria terrível.

Foi louco. O fato de que toda a equipe deles não estava ao lado do meu amigo, tentando ativamente garantir que ele estivesse bem – isso me surpreende. Esses caras eram esquiadores experientes na montanha, e não admitiriam o quão errado foi causar uma avalanche que poderia ter matado todos nós.”

Você pode ler o relatório de Trevor Carlson no site do Centro de Informações sobre Avalanches do Colorado.