Esposa do homem que morreu fazendo base jump no Rio fala sobre acidente

Por Redação

Esposa do homem que morreu em salto de base jump no Rio fala sobre o acidente
Imagem: Reprodução

O escalador Eduardo Giovani Carvalho da Silva, de 36 anos, morreu após saltar de base jump da Pedra da Gávea, na tarde do último sábado (22), na zona sul do Rio de Janeiro, em São Conrado.

A vítima bateu em um prédio ao ser atingido por uma rajada de vento, perdeu o controle do voo e caiu na autoestrada Lagoa-Barra, onde foi encontrado morto. Eduardo saltou junto com um amigo, que pousou no canteiro central e sobreviveu.

A esposa de Eduardo estava com o marido na Pedra da Gávea antes do salto. “A descida é sempre muito doce. Eu vi o paraquedas descer com muita violência. Senti que não estava normal. Vi quase todos os saltos dele e percebi que não estava certo. Vi um carro parando e comecei a pedir a Deus para que não tivesse acontecido nada grave”, disse Franciele dos Santos à revista Época.

Leia mais

+ Homem morre em salto de base jump na Zona Sul do Rio; veja vídeo

+ Dois homens sofrem acidente pulando de base jump na Pedra da Gávea

“O outro menino conseguiu puxar para a esquerda e sair. O paraquedas chegava a subir com o vento por estar muito forte. O velame meio que chegou a fechar. Quando ele se aproximou tentando fazer a manobra, a gente não estava entendendo. Pensei que estava tentando pousar no prédio”, contou.

Franciele também disse ao veículo que acompanhava Eduardo em quase todos os saltos e, muitas vezes, ele abortava a missão e não saltava. “Confiava muito nesse lado dele. Sabia que se ele ia saltar, é porque dava.”

“Tinha zero vento ali, era um lugar abrigado. Uma das principais coisas é a saída com segurança, que ele fazia impecavelmente. O paraquedas abriu do modo correto, mas ele e o outro rapaz pegaram essa turbulência lá embaixo. O base jump não é um esporte mortal, é extremamente seguro. O único problema é que você tem muito pouco tempo para resolver uma situação de perigo”, disse a esposa de Eduardo, que morreu no salto de base jump.