Em 17 de setembro, um escalador de 25 anos do Alabama (EUA), cujo nome ainda não foi divulgado, foi morto após sofrer uma queda de 40 metros enquanto descia com seus parceiros da parede Goat Wall, em Mazama, Washington.
+ Trekkeiro descobre que chegou a sua vez na fila de transplantes em travessia na Serra dos Órgãos
+ Casal recebe indenização de R$ 7 mil após sentar ao lado de cão com gases em voo
A revista Climbing, Outside USA, conversou com o comandante de Busca e Resgate, que informou que a queda ocorreu por falha do equipamento e aconteceu durante o rapel do escalador. Ele acrescentou que o grupo estava na The Method Inspiration Route, via popular de 5 cordadas de 5sup. De acordo com o acervo do Mountain Project, a linha foi religada há cerca de um ano.
Em 2017, ocorreu outro acidente de rapel na mesma parede. Shelby Withington, uma estudante de 20 anos da Western Washington University de Seattle, estava fazendo rapel simultaneamente com um amigo da Sisyphus, uma via de 7 cordadas (5.11a). Eles não estavam em sincronia e, quando o amigo chegou ao chão primeiro, Withington caiu em uma elevação perto da base da rota e morreu com o impacto. Outro acidente de rapel ocorreu em 2016, quando Ryan Kautz, de 26 anos, caiu cerca de 30 metros devido a uma falha no nó entre suas duas linhas.
Um usuário do Mountain Project disse melhor: “Fazer rap no Goat Wall pode ser realmente entorpecente e cansativo, é sempre bom lembrar de estar seguro e tratar cada rapel com o respeito que ele merece”.
Esta é uma matéria em desenvolvimento e será atualizada à medida que mais informações estiverem disponíveis.