Alpinista morre ao ser atingido por raio no Monte Shkhelda, na Geórgia

Por Redação

Archil Badriashvili era um escalador altamente experiente que recebeu o Piolet d’Or em 2021. Foto: Reprodução / American Alpine Club.

Uma equipe de resgate recuperou o corpo de Archil Badriashvili, um experiente alpinista georgiano de 34 anos, que perdeu a vida após um acidente no Monte Shkhelda, na região noroeste do país, confirmaram as autoridades.

Badriashvili desapareceu a aproximadamente 3.800 metros de altitude enquanto descia a montanha com outros três escaladores.

O American Alpine Club relatou que Badriashvili “morreu em uma queda, aparentemente provocada por um raio…”, enquanto o site Explorersweb informou: “Em determinado momento, um raio atingiu Badriashvili (ou muito próximo dele). O escalador então caiu da crista.”

Os outros escaladores foram resgatados e transportados para a cidade de Mestia.

Veja também
+ Tudo o que você precisa saber sobre o perigo de raios no outdoor
+ Como um único raio foi capaz de matar 34 vacas no Colorado (EUA)
+ Turistas jogam paintball em parque nacional dos EUA e podem pegar até seis meses de prisão

Badriashvili era um escalador altamente experiente que recebeu o Piolet d’Or em 2021 por sua ascensão ao Saraghrar Northwest, de 7.300 metros, o quarto pico independente mais alto da cordilheira do Hindu Kush, no Afeganistão.

No início deste ano, Badriashvili, Marko Prezelj e Manu Pellisier estiveram no Himalaia para tentar uma nova rota no remoto Nanda Devi East.