Sem cordas ou qualquer ou equipamento de segurança, o escalador suíço Dani Arnold, 35, fez uma das rotas mais famosas das Dolomitas, na Itália, a clássica Comici-Dimai na face norte da Cima Grande di Lavaredo, escalando em apenas 46 minutos e 30 segundos da base até o topo.

Dani fez um tempo recorde de escalada na parede rochosa de 550 metros de altura. O escalador suíço quebrou o recorde anterior nas Dolomitas com uma vantagem de praticamente 19 minutos. A escalada foi feita no final de setembro.

+ A potência da nova geração de escaladores em formação no Brasil
+ As 10 trilhas mais perigosas do mundo

Antes de partir para o Cima Grande, Dani escalou exatamente a mesma rota (a Comici-Dimai) três vezes e se sentiu mentalmente preparado para o desafio que estava pela frente.

No entanto, foi a primeira vez que ele subiu a rota sem cordas de segurança.

“É um jogo mental. Todas as habilidades, como a técnica de escalada e toda a resistência, são básicas para mim”, disse o escalador à CNN Sport.

O Lavaredo é formado por três cumes: Cima Grande (2.999 m), Cima Ovest (2.973 m) e Cima Piccola (2.857 m). O escalador suíço detém o recorde de escalada em quatro dos seis principais picos europeus.

Veja o vídeo da escalada: