Escalador belga completa travessia inédita em Torres del Paine, na Patagônia

Por Redação

O’Driscoll
Foto: Reprodução / @patagoniavertical

O escalador belga Sean Villanueva O’Driscoll realizou uma inédita travessia em Torres del Paine, na Patagônia, no final do mês de fevereiro.

Segundo relatos do site PATAClimb.com, O’Driscoll tornou-se a primeira pessoa a realizar em solitário a travessia dos quatro picos que compõem o maciço de Torres del Paine.

Veja também
+ Novas regras para escalar o Everest frustram guias: ‘veremos o caos’
+ Tragédia nos Alpes: cinco esquiadores da mesma família morrem congelados
+ Rua do Rio de Janeiro é eleita uma das 10 mais legais do mundo

O’Driscoll escalou sozinho, de 22 a 25 de fevereiro, durante uma janela de bom tempo, conectando várias rotas famosas e desafiadoras, incluindo Il Lungo Sogno, Kearney-Knight, Rota Monzino e Puro Filete.

Embora várias travessias tenham sido feitas das Torres, nenhuma havia seguido a linha do horizonte inteira ou incluído a quarta torre, conhecida como La Peineta.

De acordo com a reportagem do PATAClimb, o escalador concluiu que uma travessia de sudoeste para nordeste era o que fazia mais sentido geográfico, começando pela crista oeste da Torre Sul, para enfrentar as faces sul das Torres Central e Norte, além da Peineta.

Nascido em 1981, O’Driscoll escala há mais de 20 anos e tem a Patagônia como sua segunda casa. Ele é um dos principais alpinistas do mundo, com várias primeiras ascensões realizadas ao redor do globo.

Ele ainda recebeu dois Piolet d’Or, um por uma expedição à Groenlândia em 2010 com Olivier Favresse, Nicolas Favresse e Ben Ditto; e outro por sua primeira ascensão solo do Moonwalk Traverse, uma travessia de mais de 5.000 metros de extensão 5.10 ao longo do maciço Fitz Roy.