5 filmes de escalada que marcaram uma geração

Por Redação

escalada
Foto: Reprodução / Rampage.

O site canadense Gripped elaborou uma lista com cinco filmes que marcaram época e ajudaram a moldar a cultura da escalada.

Entre os muitos clássicos produzidos entre o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, essas obras se destacam como algumas das mais influentes.

A maioria das cenas se passa em boulders icônicos, mas também há registros de conquistas históricas em vias esportivas e tradicionais.

Confira na lista abaixo!

Veja também
+ Janja Garnbret supera seu projeto mais desafiador na escalada
+ Revolução ou risco? A última polêmica no Everest envolve um gás ‘milagroso’
+ Nó de Cravo: um tributo à escalada no coração de Minas Gerais

The Real Thing (1996)

Este foi o primeiro longa-metragem sobre boulder já produzido. Os lendários escaladores britânicos Jerry Moffatt e Ben Moon embarcam em uma viagem alucinante pelos clássicos gritstones do Peak District, no Reino Unido, até a lendária Fontainebleau, na França. O filme também conta com a participação do icônico Sean Myles, do saudoso Kurt Albert e do francês Marc Le Menestrel. Um filme essencial para qualquer praticante de boulder, embalado por uma trilha sonora inesquecível.

Rampage (1999)

O clássico filme americano de boulder que ajudou a impulsionar a revolução da modalidade. Acompanhe Chris Sharma, Obe Carrion e amigos em uma viagem de dois meses pelo oeste dos Estados Unidos, passando por Castle Rock, Lake Tahoe, Priest Draw, Black Mountain, The Tramway, Squamish, Humboldt e até os X-Games.

Inertia 2 (2002)

Sequência do clássico Inertia 1, dirigido por Paul Dusatko. Randy Leavitt desafia os limites ao realizar a primeira ascensão da imponente Book of Hate com seus 42 metros de altura. Josune Bezeriatu faz história ao conquistar a primeira ascensão feminina de Honky Mix. Iker Pou encara uma das vias mais difíceis do mundo e se consagra com a terceira ascensão de Action Direct. O filme também apresenta cenas de boulder com Fred Roughlin, Toni Llamprecht, Dave “Strife” Struthers, Chris “Lick” Lindner, Tyson Atwell, Phil Goudoux, entre outros.

A Day in the Life (2001)

Este documentário mergulha na vida de Beth Rodden, Tiffany Campbell, Stephanie Forte, Roxanna Brock e Brandi Proffitt. Cada uma delas representa uma fase da vida, com diferentes personalidades e estilos. Entre escritórios com jornadas de 40 horas semanais e paredes de mais de 300 metros em Red Rocks, a força e a determinação dessas mulheres criam uma narrativa inspiradora. O filme traz ainda as primeiras ascensões femininas das vias Lurking Fear, Soul Train e Cholos.

Stone Love (2001)

O filme de 2001 acompanha cinco dos escaladores mais fortes do Reino Unido – Malcolm Smith, Jerry Moffatt, Ben Moon, Richie Patterson e Andy Harris – em uma viagem de uma semana ao paraíso do boulder de Cresciano, na Suíça. Situado em uma belíssima encosta alpina, o local é conhecido por suas linhas clássicas e desafios de alto nível.