Escalada e ciclismo estão no maior prêmio de fotojornalismo do mundo

world press photo esportes escalada

O World Press Photo, um dos prêmios de fotojornalismo mais importantes do mundo, anunciou seus vencedores nesta quinta (15). Como não poderia deixar de ser, a maioria das obras gira em torno do tema Covid-19.

Na categoria Esportes, o grande vencedor foi Adam Pretty, que retratou um escalador treinando boulder em uma madeireira na Alemanha (foto destaque).

Com os ginásios e parques fechados, os alemães saíram em busca de uma alternativa e acabaram trocando a escalada em rocha por madeira.

O segundo lugar ficou com Stephen McCarthy, que retratou um atleta irlandês de 87 anos que compete no decatlo, uma modalidade muito exigente do atletismo, que inclui corrida, saltos e tiro.

world press photo esportes fotografia
Retrato de Pat Naughton (87), por Stephen McCarthy, segundo lugar na categoria Esportes (Imagem: Stephen McCarthy/WPP)

É o retrato de como os atletas se sentiram em 2020, confinados e improvisando para se manter em movimento.

world press photo bike polonia
Groenewegen (de amarelo) e Jakobsen (voando ao fundo, à esq.) durante queda em etapa do Tour da Polônia (Imagem: Tomasz Markowski/WPP)

O terceiro lugar ficou com o polonês Tomasz Markowski, que registrou uma das cenas mais polêmicas do ciclismo de estrada em 2020.

Durante um sprint no Tour da Polônia, o ciclista Dylan Groenewegen mudou de direção -o que é proibido pelas regras- e jogou Fabio Jakobsen contra as barreiras de proteção a mais de 80 km/h.

Jakobsen passou mais de uma semana na UTI e passou por uma cirurgia de mais de quatro horas. Groenewegen quebrou a clavícula e foi punido com nove meses de suspensão.