Uma recém-inaugurada escada “flutuante” promete paisagens espetaculares e fortes emoções na Noruega.
Com 40 metros de comprimento, a escada, chamada de “Stigull”, paira a cerca de 790 metros acima de um fiorde norueguês na pequena vila de Loen, noroeste do país.
Veja também
+ Alpinistas tentam abrir nova rota em um dos picos mais altos do Himalaia
+ Por que os cães são os melhores parceiros de corridas em trilha
+ Rocky Mountain Games aproveita potencial de Juquitiba para prova multiesportiva
“Pode fazer as pernas da maioria das pessoas tremerem um pouco”, brinca Per Helge Bø, o idealizador da escada, em depoimento à CNN Travel.
Bø é o gerente de operações da Loen Active, a empresa por trás desta e de várias atividades outdoor em Loen, uma vila no coração da região de Nordfjord conhecida pelas paisagens impressionantes.
A escada de 120 degraus é a mais recente novidade na cena de adrenalina local, fazendo parte da extensa rota de escalada via ferrata da vila.
Via ferrata, que traduzido diretamente do italiano significa “caminho de ferro”, é um termo usado para descrever rotas de escalada em montanhas que utilizam cabos de aço e escadas fixas para ajudar os alpinistas.
A escada Loen Stigull – que está em um ângulo de 45 graus – é acessível apenas para escaladores que já tenham subido parcialmente a rota via ferrata em direção ao topo do Monte Hoven, em Loen. Isso significa que, mesmo quando você começar a subir a escada, já estará bem alto.
Helge Bø garante que as vistas valem a pena – água azul reluzente, emoldurada por montanhas e nuvens.
“Se você olhar ao redor, poderá apreciar a espetacular paisagem do fiorde e os picos majestosos, com um enorme penhasco e um desfiladeiro estreito bem ao seu lado”, diz Bø.
A chegada ao topo do Monte Hoven é recompensada com um restaurante e um teleférico que faz o caminho de volta ao nível do chão em apenas cinco minutos.
Embora a escada pareça intimidante, Helge Bø diz que é adequada para qualquer pessoa com um nível razoável de condicionamento físico e, segundo ele, “não é particularmente exigente.” Ele espera que atraia ainda mais visitantes para a região de Loen.
“Escalar a escada em si não é difícil, mas a exposição e a sensação de realização que você sente ao subir ali são imensas”, diz ele.