O vulcão Stromboli, localizado na costa da ilha italiana da Sicília, entrou em erupção na quarta-feira (28), produzindo uma forte explosão.
De acordo com autoridades italianas que monitoram a área, o vulcão entrou em erupção às 12h17min (07h17 em Brasília), lançando uma coluna enorme de fumaça e cinzas e derramando um rio de lava no mar.
+ Turista cai 20 metros em vulcão no Havaí e sobrevive
+ As chamas do vulcão Kilauea no Havaí estão azuis
Os turistas que estavam próximos ao vulcão registraram a erupção. Eles relataram um sabor metálico em suas bocas enquanto assistiam a explosão.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália disse que a explosão pode ser classificada como um “evento paroxístico” e produz um fluxo piroclástico – uma mistura veloz de gás, rocha e cinzas vulcânicas – de várias centenas de metros no mar. Acrescentou que a nuvem de fumaça atingiu uma altura de 2 quilômetros.
Ver essa foto no Instagram
“Eu estava sentado no bar em Ginostra com minha mãe, tomando uma xícara de café quando ouvimos um grande estrondo e, posteriormente, a explosão do vulcão”, disse Federica Manna, moradora de Stromboli, à CNN. “Todos nós nos reunimos na praça e depois de pouco tempo começou a chover areia e pedras. Você pode imaginar o caos. Nós nos abrigamos em uma igreja sob as vigas porque temíamos que houvesse um terremoto.”
Devido ao aumento da atividade vulcânica, a área ao redor de Stromboli já tinha sido fechada. Até o momento, não há registo de feridos ou danos a edifícios.
Stromboli é um dos vulcões mais ativos do mundo. No dia 3 de julho houve duas fortes explosões que resultaram na morte de um siciliano de 35 anos.