Equinócio de primavera: estação deve ser mais chuvosa no Norte e fria no Sul do país

Equinócio de primavera: estação deve ser mais chuvosa no Norte e fria no Sul do país
Equinócio de primavera: estação deve ser mais chuvosa no Norte e fria no Sul do país

A chegada da primavera no hemisfério sul e do outono no hemisfério norte ocorre às 22h04 desta quinta-feira (22). A nova estação vem acompanhada de um fenômeno chamado equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração.

+ Jardim Botânico do Rio de Janeiro lança Trilha das Árvores Gigantes

+ Confira 3 tipos de alimentos de café da manhã para perder peso

+ Miguel Pupo mira Olimpíadas e diz: “Meu objetivo é ser campeão mundial do CT. Acredito ser possível”

“O equinócio é quando a incidência dos raios solares atinge de igual forma os dois hemisférios. Tanto o norte quanto o sul recebem raios solares quase na mesma quantidade. Isso faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração nos dois hemisférios”, explica a meteorologista Danielle Barros, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

“Depois dessa data os dias vão aumentando e as noites ‘escolhendo’ até o começo do verão, quando a energia solar chega mais forte no hemisfério sul e propicia maiores períodos de insolação”, ressalta Estael Sias, meteorologista da Metsul.

Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera.

No Brasil, a nova estação marca o período de transição entre o inverno e o verão. “Às vezes a primavera tem características de inverno, como vamos ter agora no final desta semana uma geada no Sul. Mas também pode ter chuvas intensas, que é a marca do verão”, afirma Danielle.

A meteorologista destaca que por conta da influência do La Ninã, a primavera deste ano tende a ser mais chuvosa do que a do ano passado. Este é o terceiro ano consecutivo de primavera sob a influência deste fenômeno.

“O fenômeno La Niña é o resfriamento das águas do Pacífico, que causa impactos em várias regiões do planeta. No Brasil, a característica principal é chuvas acima da média na parte norte e nordeste e chuvas abaixo da média na parte sul”, disse a meteorologista do Inmet.

“Na parte central deve haver uma certa irregularidade, mas a partir do final de outubro a gente já vai ter um padrão mais de chuva nessa região”, destacou.

De acordo com Danielle, a tendência para os próximos três meses é de temperaturas mais altas na parte central e norte do país e temperaturas mais amenas nas regiões sudeste e sul. Estael ressalta que no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina há maior potencial de dias gelados durante a primavera, que termina no dia 21 de dezembro, às 18h48.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo