Fazer agachamento pode ser um exercício chave para quem deseja glúteos e pernas mais firmes e definidos, assim como ajudará também no trabalho de resistência de força. Apesar de ser um exercício simples, muita gente ainda possui dúvidas de como executá-lo de forma correta, além disso, praticá-lo de forma errada pode gerar não somente lesões no corporais, como também pode acabar retardando os efeitos desejados.
+ Conheça a cerveja proteica que te ajudará a ganhar massa muscular
+ Confira 3 agachamentos com faixa elástica para pernas mais fortes
+ 4 benefícios do óleo de coco para a saúde
Para que serve e qual o jeito certo de fazer agachamento
O personal trainer Luann Brasil Bauduin de Sousa (25) conta que o posicionamento dos pés é muito importante para que o agachamento possa ser feito com segurança.
Os pés devem estar sempre alinhados com a largura dos quadris/ombros, com a ponta do pé levemente para fora e o tronco deve estar sempre ereto antes de começar o exercício.
“O joelho tende a acompanhar a ponta dos pés, e durante o agachamento o joelho precisa ir para fora, então se você deixar a ponta do pé para dentro, o seu joelho pode acabar fazendo um movimento também para dentro, e isso pode ser lesivo para o joelho, que é o que chamamos de “valgo dinâmico”, esclareceu.
Durante a execução do exercício o seu corpo fará uma flexão do joelho e do quadril, então é super importante se atentar à postura, para evitar lesões. O profissional ainda alerta para que o bumbum esteja empinado, para evitar o surgimento de problemas à longo prazo.
“É importante manter atenção para a região do quadril/lombar, que são articulações adjacentes. Então você deve descer com o ‘bumbum empinadinho’, para manutenção da lordose lombar. A partir do momento que você começa a descer e o ‘bumbum empinadinho’ começa a se perder, acontece a retroversão de quadril, onde a sua lombar começa a ir para fora, fazendo uma curvatura antinatural que pode ser muito lesivo e trazer a longo prazo hérnias e protusões discais”, completou.
Então se você sempre teve dúvidas sobre “até onde agachar” no momento do exercício, o personal indica agachar até onde é possível manter o bumbum empinado, para evitar lesões.
Quais os benefícios do agachamento?
O agachamento pode trazer ótimos benefícios para o corpo, já que se trata de um exercício de força, que trabalha bem os membros inferiores. Mas segundo o personal Luann, dependendo de como o agachamento é inserido no seu treino, ele também pode ser um ótimo exercício de cardio, principalmente nos treinos em casa.
Tenho problemas no joelho, e agora?
Para quem possui problemas no joelho, por exemplo, é importante identificar o tipo de problema para que o exercício seja adaptado para atender as necessidades do corpo.
“Quanto maior amplitude do agachamento, maior a pressão na patela. Então, por exemplo, se a pessoa tem uma condromalácia patelar, que é um amolecimento na cartilagem da patela, ela acaba perdendo o que absorve o impacto entre ossos, e isso pode acabar sendo lesivo”, conta ele.
Então se você possui algum problema ou até mesmo sente dores no joelho, é importante procurar um profissional, para identificar o seu tipo de problema, para que o melhor treino seja selecionado depois, se adaptando as suas condições físicas.
Quantas repetições devo fazer?
Outra dúvida que pode surgir antes de praticar os agachamentos é a quantidade de repetições que devem ser feitas, para se ter um bom resultado de forma rápida.
O personal explica que não há quantidades exatas, mas que o treino deve ter um bom planejamento.
“O que vai fazer você ter bom resultado no caso de fortalecimento é um planejamento. O agachamento é apenas uma das ferramentas, não existe um número específico. Por trás de todo exercício tem um planejamento, e é isso que vai identificar se hoje é para 10, 12, 20 repetições. Depende da fase e do objetivo do treinamento.”
O exercício é simples e trás benefícios incríveis para o corpo, principalmente quando se sabe o jeito certo de fazer agachamento. Além disso, você pode fazê-lo na academia ou em casa! Agora, se ainda ficou alguma dúvida a respeito do exercício, o personal trainer Luann Brasil tem um manual completinho que você pode acompanhar e colocar em prática.
Ver essa foto no Instagram