Entenda por que você está engordando durante seu período menstrual

Entenda por que você está engordando durante seu período menstrual
Foto: Unsplash

Mesmo que você não tenha o costume de monitorar seu ciclo menstrual, é provável que ele se inicie com os sintomas de sua TPM. E além dos habituais sintomas — como mudanças de humor, surtos de acne e dores nos seios —, é possível que, nesse período, você experimente um leve ganho de peso.

+ O melhor horário para tomar café da manhã, recomendado por nutricionista

+ Como se exercitar em cada fase do ciclo menstrual

+ Aquecimento global: países estão sendo engolidos pelo mar

Ganhar peso durante o período menstrual é completamente normal. A boa notícia é que, segundo a ginecologista Lauren Streicher, a maior parte dele é apenas retenção de líquidos. Entenda com informações da “Women’s Health”.

Quanto peso é considerado normal ganhar durante a menstruação?

De acordo com o ginecologista Charis Chambers, independentemente da menstruação, um adulto pode ter flutuações de peso de até cerca de 2,26 kg por dia. Portanto, as alterações na balança não são incomuns, apesar de serem mais recorrentes durante o período pré-menstrual.

Nessa época, você pode notar que suas roupas parecem estar mais apertadas em seu abdômen, braços, pernas e seios. Muitas mulheres relatam “ganhar” entre 900 g e 3 kg em seu período menstrual, mas esse inchaço desaparece em até cinco dias após o início de sua menstruação.

No entanto, se você está passando por um ganho de peso rápido e/ou persistente, consultar-se com um médico é recomendado, pois outros problemas podem ser diagnosticados. Da mesma forma, se os sintomas da TPM estão interferindo em sua vida, Charis aconselha que faça uma visita ao seu ginecologista.

5 razões pelas quais seu peso aumenta durante a menstruação

Hormônios

O estrogênio tem seu auge durante a última parte de seu ciclo menstrual, imediatamente antes da menstruação. Seus altos níveis podem induzir o organismo à retenção de líquidos, fazendo com que você se sinta inchada e possivelmente ganhe alguns quilos na balança. No entanto, os níveis do hormônio diminuem assim que a menstruação chega.

A progesterona também desempenha um papel em seu ganho de peso: seu pico acontece durante a segunda metade do ciclo menstrual, ocasionando retenção de líquidos, sensibilidade nos seios e ganho de peso. O inchaço nos seios também é comum durante esse período.

Você tem desejos alimentares e, consequentemente, come mais

O aumento dos níveis de progesterona também pode aflorar seu apetite, fazendo com que você consuma mais calorias durante seu período menstrual. Você provavelmente não sente vontade de brócolis quando está menstruada, e sim de alimentos salgados, gordurosos e/ou cheios de açúcar, o que também leva à retenção de líquidos.

Não há nenhum problema em satisfazer seus desejos alimentares em um período difícil como a menstruação, mas tenha em mente que o excesso de alimentos não-saudáveis pode fazer com que o peso adquirido seja mais do que apenas retenção de líquidos. Se você está tentando perder peso ou controlar o inchaço, mantenha-se hidratada e opte por alimentos saudáveis como o iogurte grego, que pode te satisfazer, e frutas com açúcares naturais.

Você não sente vontade de malhar

É normal que, durante a menstruação, você se sinta irritada e cansada. No entanto, um pouco de suor pode ajudar. Isso porque o suor ajuda a eliminar a retenção de líquidos. Além disso, o aumento de endorfina pode acabar com as cólicas.

Seu intestino não está funcionando

A alta da progesterona em seu corpo imediatamente antes da menstruação podem também atuar como um relaxante muscular, diminuindo os espasmos em seu trato intestinal. Como resultado, você pode perceber seu intestino preguiçoso. Nessa situação, a ginecologista e obstetra Kathleen Borchardt recomenda consultar um médico para verificar a possibilidade de introduzir probióticos à sua rotina — que também podem ajudar com a eventual diarreia causada pela menstruação.

Você está exagerando na cafeína

Você provavelmente se sente esgotada durante o período menstrual, o que facilita exagerar na cafeína. Mas introduzir mais café ou alimentos e bebidas com cafeína à sua dieta também pode trazer mais desconfortos gastrointestinais.

Como aliviar os inchaços da menstruação

Beba mais água: ao menos dois litros por dia para “lavar” o organismo. Manter-se hidratada também pode ajudar a combater a retenção de líquidos.

Exercite-se: se puder, mantenha sua rotina de exercícios mesmo com dores e/ou cansaço. “Pelo menos 30 minutos de exercícios diários antes e durante o seu ciclo, com uma boa mistura entre treinamento de força e cardio, podem ajudar a liberar endorfinas e combater os efeitos hormonais [do seu período]”, diz Kathleen.

Considere a suplementação: segundo Kathleen, é possível “combater” os hormônios — e seus efeitos colaterais — com suplementos que diminuem os sintomas pré-menstruais.

Inclua mais magnésio à sua dieta: esse nutriente diminui o inchaço contribuindo para a formação do ácido estomacal. Quando o ácido estomacal está baixo, gases e inchaço se aumentam.

Evite consumir muito sal: “Sal contribui para a retenção de líquidos porque atrai água”, explica Charis. Monitorar sua ingestão diária de sal pode ajudar a aliviar alguns dos problemas estomacais menstruais.

Consuma mais frutas cítricas: a vitamina C é um diurético natural, o que auxilia na eliminação de líquidos retidos.

-Publicidade-