Entenda como uma única noite sem sono prejudica sua saúde

Entenda como uma única noite sem sono prejudica sua saúde
Foto: Freepik

Em meio a prazos para cumprir, uma rotina familiar atarefada, insônia e até mesmo grandes festas, é possível que você já tenha passado algumas noites em claro. Infelizmente, negligenciar o sono pode afetar negativamente seu bem-estar no dia seguinte.

+ Remédios para diabetes podem ser usados no emagrecimento? O que dizem especialistas

+ Os melhores países para mulheres que viajam sozinhas em 2022

+ Brigitte Mayer é eleita vice-presidente da CBSurf

É natural que uma noite sem descanso faça com que seu humor seja arruinado durante as próximas horas desperta. No entanto, de acordo com um estudo da Escola de Estudos do Envelhecimento da Universidade de South Florida, nos Estados Unidos, até mesmo interrupções de curto prazo em seu sono podem ser prejudiciais para seu bem-estar físico e mental.

Estudo: como uma única noite sem sono prejudica sua saúde

Conduzida observando padrões de sono de cerca de 2 mil adultos durante oito dias, o estudo concretizou resultados já esperados. Os pesquisadores descobriram que, após uma única noite com menos de sete horas de sono, há aumento de sensações de mal-estar físicas e mentais.

À revista “Annals of Behavioral Medicine”, os autores explicam que, além disso, várias noites sem dormir agravam o problema. A prática pode reduzir as emoções positivas e aumentar as negativas e a gravidade dos sintomas físicos.

De acordo com a “Slice”, de onde são as informações, a perda de sono por noites consecutivas impossibilita a recuperação completa do organismo, levando ao acúmulo de efeitos colaterais negativos. Diversos estudos já mostraram que a falta de sono impacta negativamente a saúde humana, aumentando o risco de condições como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e até mesmo demência.