O que fazer com os assentos de avião quando uma das medidas para prevenir a contaminação do COVID-19 é o distanciamento social? Provavelmente, companhias aéreas vão ter que adotar novas medidas na era pós-coronavírus. Pensando nisto, a fabricante italiana Aviointeriors já criou novos conceitos de como serão os aviões pós-pandemia.
O primeiro, Glassafe, que apresenta casulos transparentes, e Janus, em que os assentos se alternam voltados para frente e para trás, com proteção no meio.
+ É seguro viajar para acampar durante a pandemia?
+ Sem dinheiro e com voos cancelados, turistas vivem em caverna na Índia
“’Glassafe’ é feito de material transparente para tornar toda a cabine harmoniosa e esteticamente leve, mas cumprindo perfeitamente o objetivo de criar um isolamento ao redor do passageiro, a fim de evitar ou minimizar contatos e interações via ar entre o passageiro e o passageiro”, diz Aviointeriors disse em um comunicado.
De acordo com a Aviointeriors, as companhias aéreas poderiam optar por instalar o capô nos assentos, em vez de manter medidas de distanciamento social com assentos vazios, assumindo que os reguladores aprovassem o conceito.
Janus, que se inspira no deus romano de duas faces, “permite que todos os três passageiros sejam separados por um escudo feito de material transparente que os isola, criando uma barreira protetora para todos”, explicou Aviointeriors. “Cada passageiro tem seu próprio espaço isolado dos outros, mesmo de pessoas que andam pelo corredor”, acrescentou.
A configuração para frente e para trás levanta questões sobre se isso impediria os comissários de bordo ao servir refeições ou criaria dificuldades durante uma evacuação de emergência, mas uma maior separação de filas poderia resolver esses problemas e também fornecer mais espaço para as pernas dos passageiros.
A empresa já patenteou as duas propostas de assentos e disse que está pronta para entrar em produção. Mas resta saber como as companhias aéreas chegarão a um acordo uniforme com vários reguladores sobre os requisitos de serviço.