Elefantes descansam após percorrerem 500 km na China

Por Redação

Manada de elefantes descansa após percorrer 500 km na China
Imagem: Xinhua/Shutterstock

Uma manada de 15 elefantes parou para descansar após uma jornada que já dura 15 meses e cerca de 500 km na China. Os animais fizeram o caminho da província de Yunnan, no sudoeste da reserva natural em Xishuangbanna, até Yuxi, uma cidade de 2,6 milhões de habitantes. Ainda não se sabe o motivo do deslocamento dos elefantes.

O grupo de animais está deixando um rastro de danos no trajeto, destruindo lavouras e assustando moradores. Eles já devastaram 56 hectares de terras agrícolas apenas nos condados de Yuanjiang e Shiping, segundo a agência chinesa Xinhua. As autoridades chinesas têm mobilizado recursos para monitorar a manada e mantê-la longe de áreas residenciais.

Leia mais

+ 18 elefantes são encontrados mortos na Índia

+ Influenciadora russa é criticada por posar nua em cima de elefante

+ Tigres são executados na China após matarem cuidador de zoológico

Imagens de drones mostraram a parada dos elefantes para descansar na floresta de uma aldeia no município de Xiyang, em Yunnan. O local fica cerca de 90 km a sudoeste da cidade de Kunming, o que indica que eles estão voltando na direção de onde vieram, segundo o The Guardian.

De acordo com a mídia chinesa, a brigada de incêndio florestal de Yunnan disse que uma equipe de oito pessoas está rastreando os elefantes, 24 horas por dia, tanto no solo quanto por via aérea.

Mais de 410 equipes de emergência, 374 veículos e 14 drones foram enviados na segunda-feira (7) com mais de duas toneladas de comida para elefantes, em esforços contínuos das autoridades chinesas para conduzir os animais para longe de áreas humanas e para evacuar as pessoas em seu caminho.

Oficiais do país estão trabalhando para entender por que o grupo de 16 elefantes começou a jornada no ano passado. De acordo com a agência Xinhua, em novembro, eles chegaram a Pu’er, em Yunnan, onde um dos animais deu à luz um bebê. Lá, eles se acomodaram por cinco meses antes de começar a andar novamente no dia 16 de abril.

Uma semana depois, dois elefantes deixaram a manada, restando 15 outros para continuar sua trajetória na China. O grupo agora parece estar de volta ao caminho inicial, rumo ao sudoeste, embora na segunda-feira as autoridades tenham relatado que um elefante macho foi rastreado longe do grupo, 4 km a nordeste.