No dia 15 de novembro, Issay Dibaba e Josh Macandog decidiram enfrentar a trilha South Loop de 25 km no Monte Charleston, em Nevada (EUA), com 3.635 metros de altitude. Enquanto Macandog estava calçado com botas de caminhada, Dibaba usava um par de Crocs.
+ Correr de sandálias? Conheça o modelo projetado para corrida em trilha
+ O K2, a segunda montanha mais alta do mundo, está ficando mais fácil de escalar?
Conforme relatado por Mingson Lau, repórter da afiliada da NBC em Las Vegas, News 3, a dupla começou a caminhada às 8h da manhã, esperando concluí-la até as 17h. A primeira metade do trajeto correu bem, com os dois subindo em árvores e “aprontando”, segundo Macandog. O ritmo foi mais lento do que o esperado, mas, por volta das 14h, eles chegaram ao cume. Foi então que a sorte virou.
De acordo com a News 3, começou a nevar, cobrindo a área com quase 8 centímetros de neve fresca, e uma neblina limitou a visão da dupla a apenas 9 metros. As baterias de seus celulares acabaram, e a água que carregavam congelou (a previsão para aquela noite indicava temperaturas mínimas de -9°C na estação dos bombeiros do Monte Charleston, que fica 1.200 metros abaixo do cume).
Os Crocs de Dibaba começaram a escorregar na trilha coberta de gelo “talvez quatro ou cinco vezes por minuto”, deixando-o machucado e cheio de hematomas. Quando o terreno ficou mais íngreme, a dupla decidiu trocar o calçado, com cada um usando um pé de bota e outro de Croc. Logo, os pés de ambos estavam molhados e congelados por causa da neve que entrava pelos buracos dos tamancos. Dibaba, em particular, estava se movendo “como um zumbi”, contou Macandog à emissora, devido às quedas, à falta de sono na noite anterior e à desidratação.
Os dois entenderam que estavam em perigo. Dibaba afirmou à News 3 que temia deslizar montanha abaixo caso escorregasse em uma seção íngreme. Eles não estavam errados: equipes de busca e resgate do Departamento de Polícia Metropolitana de Las Vegas (LVMPD) já haviam resgatado um total de nove pessoas na trilha South Loop no mês anterior, muitas delas com sérias lesões nos membros inferiores após quedas em condições de gelo. Segundo o LVMPD, calçados inadequados foram responsáveis por muitos dos acidentes, e o departamento desde então tem alertado os caminhantes para que fiquem atentos às condições climáticas e usem dispositivos de tração caso decidam encarar a trilha.
Felizmente, a história de Dibaba e Macandog teve um final mais feliz. Eles persistiram e desceram da montanha, encontrando equipes de busca e resgate que já estavam à procura deles. Quando não retornaram no horário esperado, amigos da dupla entraram em contato com as autoridades, que se preparavam para lançar uma busca aérea com helicópteros. Apesar de ficarem doloridos por semanas—”Eu não consegui subir ou descer escadas por dois dias”, disse Dibaba—eles não sofreram ferimentos permanentes.