Lendário Eddy Merckx sofre acidente de bike: “da próxima vez vou pedalar com rodinhas”

Por Redação

Foto: Oskar Schuler / Shutterstock.

Um dos maiores ciclistas profissionais da história, Eddy Merckx, 79 anos, teve que passar por uma cirurgia delicada no quadril depois de sofrer um acidente feio na última segunda-feira (9), durante um treino nos arredores de Mechelen, na Bélgica.

“Na linha do trem em Hombeek, minha roda traseira escorregou de repente”, contou Merckx ao site HLN.be. “Caí sobre o quadril e não consegui me levantar. Eu estava sozinho na estrada com a bicicleta. Felizmente, alguns transeuntes ficaram para ajudar. Caso contrário, teria sido um desastre. Fiquei assustado, sim”, declarou a lenda belga.

Veja também
+ Meia hora de exercício por dia pode turbinar a memória, revela estudo
+ Influenciadores fitness estão errados: você não precisa de cápsulas de sal
+ Já imaginou pedalar com Pogačar? Agora você pode

Merckx sofreu uma fratura no quadril durante a queda. O hospital AZ St.-Elisabeth Herentals divulgou uma declaração sobre a lesão e o procedimento. “Merckx sofreu uma fratura deslocada no quadril direito. Foi uma fratura típica e comum da chamada ‘cabeça do fêmur’”, disse o comunicado.

“Como tratamento, o Dr. Mike Tengrootenhuysen e o Prof. Dr. Steven Claes colocaram uma prótese total de quadril nesta tarde, substituindo a articulação danificada com uma técnica que poupa os músculos (‘abordagem anterior direta’).”

A operação correu bem e a recuperação completa é esperada. No entanto, Eddy Merckx precisará ficar no hospital por alguns dias para se recuperar do procedimento. “Eles me deram um quadril novo. A dor não está tão forte agora. Ontem estava insuportável, mas com a operação melhorou.”

Ele concordou com sua esposa, Claudine, ao chamar a queda de “boba”. “Mas isso realmente pode acontecer com qualquer pessoa”, disse, rindo. “Ainda assim, da próxima vez vou pedalar com rodinhas de treinamento.”

Merckx é amplamente reconhecido como o melhor ciclista de todos os tempos. Além dos cinco Tours de France, ele venceu cinco Giros d’Italia, uma Vuelta a España, foi tricampeão mundial e conquistou inúmeras outras provas, incluindo várias edições da Milão-San Remo, Paris-Roubaix, Tour de Flandres, Liège-Bastogne-Liège e Giro de Lombardia.